caeduca.com

Entrevista com Edna Raquel Hogemann – Coordenadora de GT do CAEduca 2022

O entrevistado desta vez é Edna Raquel Hogemann

Edna Raquel Hogemann é Pós-Doutora em Direitos Humanos (UNESA), Doutora em Direito (UGF) Mestre em Direito pela Universidade Gama Filho – UGF (2002), Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Direito e Decana Pro Tempore, da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro- UNIRIO. Pesquisadora do GGINNS – Global Comparative Law: Governance, Innovation and Sustainability (Bioethics, Biolaw, Biotecnology) e coordenadora do Grupo de Pesquisas Direitos Humanos e Transformação Social – GPDHTS (CNPq).

Autora dos livros: Direitos humanos e filosofia ubuntu. RJ: Lumen Juris, 2017 e Mulheres Do Islã: A Face Oculta Que O Ocidente Não Vê, RJ: Nova Práxis, 2020, entre outros. É também Coordenadora do GT 01 – EDUCAÇÃO E DIREITOS HUMANOS do CAEduca 2022.

1) Você foi selecionada para coordenar um dos Grupos de Trabalho do CAEduca. Nos conte um pouco como foi a sua trajetória acadêmica até esta seleção.

Sou jornalista e advogada, com pós-Doutorado em Direitos Humanos. Trabalhei por 12 anos como professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Direito da UNESA (Capes 5) e sou professora associada permanente da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), no programa de pós-graduação e Direito e Decana do Centro de Ciências Jurídicas e Políticas. Coordenando, desde 2013 o Grupo de Pesquisas Direitos Humanos e Transformação Social – GPDHTS(CNPq), responsável pelo Simpósio Direito, Arte e Literatura em todas as edições do Congresso Internacional de Direitos Humanos, da Faculdade de Direito de Coimbra- Portugal.

2) O que mais lhe chamou atenção no CAEduca?

O que mais me chamou a atenção foi a possibilidade de poder participar de um evento que possa abordar a relação intrínseca entre Direitos Humanos e Educação, num modo democrático, com a utilização de recursos remotos.

3) A temática do seu GT é fundamental para pensar a educação de maneira interdisciplinar. O que você concebe como principal desafio da temática?

É fundamental educar para os Direitos Humanos, mormente diante de um cenário demarcado pelos egoísmos individuais e pela política do ódio, como é o momento vivido tanto em nível nacional como internacional.

4) Bom, outros pessoas vão se espelhar em você para participarem das próximas iniciativas do CAEduca. Que dica final você daria para que possam produzir textos de qualidade e inovadores

Vou me utilizar das sábias palavras do professor Bachelard: “Ante todo, hay que saber plantear los problemas. Y apesar de lo que se diga, en la vida científica los problemas no se plantean por sí mismos. Precisamente este sentido del problema da el carácter del verdadeiro espíritu científico. Para el espíritu científico cualquier conocimiento es una respuesta a una pregunta. Si no ha habido pregunta no puede haber conocimiento científico. Nada se da, todo se construye” (Bachelard, G. Epistemologia , Barcelona Anagrama , 1989, p. 189)

Gostou da entrevista? Não esqueça de comentar e compartilhar.

Para mais informações sobre o CAEduca e se cadastrar para novidades, visite o site www.caeduca.com

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *