caeduca.com

Entrevista com Viviane Mattos Battistello – Coordenadora de GT do CAEduca 2023

A entrevistada da vez é Viviane Mattos Battistello.

Viviane Mattos Battistello é doutora em Diversidade Cultural e Inclusão Social (FEEVALE), Mestra em Letras (FEEVALE). Graduada em Letras, Pedagogia e graduanda de Psicologia. Professora e Psicopedagoga em consultório particular em São Leopoldo-RS, para pessoas com TEA e outras dificuldades de aprendizagem.  

Sou pesquisadora voluntária nos Grupos de Pesquisas na Universidade Feevale: LLETIS (Leitura, Letramento, Tecnologia e Inclusão Social); Mentoria para Professores da Educação Inclusiva; Projeto Água Azul para Participantes com TEA. Tenho diversos artigos nacionais e internacionais publicados. Coautora dos livros: Autismo: integração e diversidade e Autismo: um olhar por inteiro, da editora Literare Books. Sou revisora e avaliadora de periódicos, idealizadora do Aplicativo para o Desenvolvimento do Letramento Emergente para Crianças com TEA – ALEA, disponível gratuitamente na playstore.

1) Você foi selecionada para coordenar um dos Grupos de Trabalho do CAEduca. Nos conte um pouco como foi a sua trajetória acadêmica até esta seleção.

Durante o período sensível da pandemia da Covid-19, conheci o Caeduca em 2020 e acabei me encantando com a grandiosidade do evento! Nessa época estava no meio das pesquisas do doutorado em Diversidade Cultural e Inclusão Social (Feevale), foi uma grande oportunidade! Pois, fiz muitas amizades durante o evento, que proporcionaram um crescimento acadêmico através de grupos de estudos e publicações posteriores. Desde então, acompanho as edições, e me sento lisonjeada de poder participar agora como coordenadora do GT Inclusão Inclusiva e Políticas Públicas.

2) O que mais lhe chamou atenção no CAEduca?

Destaco o empenho e dedicação da organização do evento e na magnitude dos GT, que contemplam diversas temáticas que são de suma importância para as pesquisas nacionais e internacionais.

3) A temática do seu GT é fundamental para pensar a educação de maneira interdisciplinar. O que você concebe como principal desafio da temática?

A interdisciplinaridade é um conceito que prima pela intersecção dos saberes, fator primordial para equidade na educação inclusiva.

4) Bom, outros pessoas vão se espelhar em você para participarem das próximas iniciativas do CAEduca. Que dica final você daria para que possam produzir textos de qualidade e inovadores?

A habilidade de buscar mais informações fidedignas sobre uma determinada temática é uma dica relevante para a produção de textos de qualidade e inovação.

 

Gostou da entrevista? Não esqueça de comentar e compartilhar.

Para mais informações sobre o CAEduca e se cadastrar para novidades, visite o site www.caeduca.com

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *