caeduca.com

Entrevista com Rafael Arruda Nocêra – Coordenador de GT do CAEduca 2023

O entrevistado da vez é  Rafael Arruda Nocêra.

Rafael Arruda Nocêra Doutorando em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa; Mestre em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná em Londrina; Especialista em Educação Especial e Gestão Escolar pela Faculdade Dom Bosco de Cornélio Procópio; Licenciado em Geografia pela Universidade Estadual de Ponta Grossa e em Pedagogia pela Unicesumar. Professor EBTT de Geografia no IFMT Campus Sorriso. Atua principalmente nos seguintes temas: educação inclusiva, inclusão, educação ambiental, educação e novas tecnologias.

Além de professor efetivo do IFMT no Campus Sorriso, autor do livro didático “Educação Inclusiva” lançado em 2022,  em parceria com o Cread/IFMT.

1) Você foi selecionada para coordenar um dos Grupos de Trabalho do CAEduca. Nos conte um pouco como foi a sua trajetória acadêmica até esta seleção.

Desde o Ensino Médio tinha o desejo de ser professor, escolhendo a Geografia pela afinidade com a disciplina, e pela admiração pelo professor Bruno que me acompanhou durante anos. Cursei Geografia na UEPG e desde a graduação me interessei pela pesquisa a respeito da inclusão de pessoas com deficiência, focando na área da educação. Segui os estudos cursando especialização na área de Educação especial e inclusiva. No Mestrado, pela UTFPR, pesquisei a respeito do desenvolvimento do ensino de Geografia nas Salas de Recursos da Rede Estadual paranaense, e agora, no doutorado, pela UEPG, venho pesquisando sobre a inclusão na educação profissional, em especial, nos Institutos Federais, em uma perspectiva de educação inclusiva. Com esse interesse na temática, decidi pela participação no GT4 do CAEduca 2023.

2) O que mais lhe chamou atenção no CAEduca?

O que mais desperta atenção em um evento como o CAEduca é a possibilidade ampla de participação, uma vez que é realizado na modalidade on-line, tendo contato com pesquisas de diversas partes do mundo, conhecendo a realidade e panorama da educação nas mais diversas regiões. Como um evento de qualidade, o rigor científico na avaliação dos trabalhos e a possibilidade de publicação em livros de grande relevância é outro diferencial a ser destacado, tornando o CAEduca num importante evento da área da educação.

3) A temática do seu GT é fundamental para pensar a educação de maneira interdisciplinar. O que você concebe como principal desafio da temática?

O maior desafio na educação inclusiva, é pensar na educação para todos, uma vez que não se trata de promover uma educação igual, mas sim, uma educação que seja efetiva para todos, respeitando as diferenças e particularidades de cada um. Quando pensamos nas políticas públicas voltadas à educação inclusiva, vemos que alguns avanços foram conquistados, porém, é necessário colocar o que a legislação aponta, em prática nas nossas escolas. Pensar sobre essa temática é de grande importância para promovermos uma cultura de educação inclusiva, rompendo o estigma excludente que já existiu.

4) Bom, outros pessoas vão se espelhar em você para participarem das próximas iniciativas do CAEduca. Que dica final você daria para que possam produzir textos de qualidade e inovadores?

Para produzir textos de qualidade, precisamos estar atentos e atualizados, lembrando que antes de escrever qualquer material, uma boa leitura é sempre necessária. Outro ponto importante é fazer uma boa revisão da literatura já existente, localizando as lacunas a serem preenchidas pela pesquisa. Além disso, temos que estar atentos ao referencial teórico, epistemológico e metodológico da pesquisa, que nortearam a escrita do trabalho. Por fim, é sempre importante considerar os apontamentos feitos por professores orientadores, colegas e avaliadores, assim, nosso texto terá um ótimo padrão de qualidade.

Gostou da entrevista? Não esqueça de comentar e compartilhar.

Para mais informações sobre o CAEduca e se cadastrar para novidades, visite o site www.caeduca.com

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *