caeduca.com

Entrevista com Juliele Ferreira – Coordenadora de GT do CAEduca 2022

A entrevistada desta vez é Juliele Ferreira

Juliele Ferreira é psicopedagoga, especializada em deficiência intelectual e Transtorno de Espectro Autista com experiência de mais de 20 anos na APAE de São Gonçalo RJ. É professora do Ensino Superior curso de Pedagogia e Letras e da Pós Graduação em Psicopedagogia e Pedagogia Social da Faculdade Lusófona do Rio de Janeiro. Orientadora Educacional da Rede Municipal de São Gonçalo-RJ. NeuroAlfabetizadora credenciada pelo Instituto NEUROSABER PROLEIA MAIS (Programa de Leitura, escrita e interpretação baseado em neurociência). Membro do Programa de Produção Acadêmica PPA/ACADEMUS. 

É também Coordenadora do GT Especial EDUCAÇÃO PARA GRUPOS E MINORIAS SOCIAIS do CAEduca 2022.

1) Você foi selecionada para coordenar um dos Grupos de Trabalho do CAEduca. Nos conte um pouco como foi a sua trajetória acadêmica até esta seleção.

O trabalho com alunos com algum tipo de deficiência, nos torna uma pesquisadora por necessidade, a vontade de sempre fazer algo mais pelos alunos com deficiência e transtornos me fez seguir firmemente com a pesquisas. Depois da graduação fiz uma pós em Educação especial com ênfase em deficiência intelectual, já trabalhando com alunos que tinham algum tipos de deficiência, percebemos a necessidade de se aprofundar na área e assim veio a oportunidade de fazer outra pós em Tecnologia da Informação com ênfase em Tecnologia assistiva, ainda nesse campo fiz a Pós em Psicopedagogia, pois já trabalhava neste campo e senti necessidade de ter essa pós especificamente. Quando fui fazer o mestrado tive a grata parceria dos CÃES DA POLICIA MILITAR para fazer o Trabalho de CINOTERAPIA (Terapia facilitada por cães) na APAE. Tal trabalho se tornou minha pesquisa para o mestrado e deste então pude constatar que ainda existe muito a se descobrir sobre o desenvolvimento das pessoas com deficiência e tenho um grande orgulho de dizer que este é o meu ofício.

2) O que mais lhe chamou atenção no CAEduca?

A possibilidade que estar próximo a diversos estudos atuais no que se refere a educação. Trazendo à tona as demandas contemporâneas necessárias para o fortalecimento do trabalho pedagógico. Atualmente não dá para pensar em aprendizagem se não tiver baseada em evidências científicas ou melhor em pesquisas como o CAEduca se propõem a fazer e compartilhar.

3) A temática do seu GT é fundamental para pensar a educação de maneira interdisciplinar. O que você concebe como principal desafio da temática?

A Inclusão é um desafio em toda a sociedade como um todo. Porém a inclusão educacional deve estar na fronte desta batalha, trazendo evidencias de possibilidades de um mundo mais inclusivo.

4) Bom, outros pessoas vão se espelhar em você para participarem das próximas iniciativas do CAEduca. Que dica final você daria para que possam produzir textos de qualidade e inovadores

É preciso que as pessoas que estão pesquisando o assunto tenham um ponto de encontro, um ponto de troca de saberes onde se pode conhecer algumas pistas para onde seguir. O CAEduca pode ser um lugar de referência para troca de saberes necessários para viabilizar a pratica da INCLUSÃO educacional e consequentemente Inclusão Social.

Gostou da entrevista? Não esqueça de comentar e compartilhar.

Para mais informações sobre o CAEduca e se cadastrar para novidades, visite o site www.caeduca.com

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *