caeduca.com

Entrevista com Marlene Pinheiro Gonçalves – Coordenadora de GT do CAEduca 2022

A entrevistada desta vez é Marlene Pinheiro Gonçalves

Marlene Pinheiro Gonçalves é Coordenadora do Curso de Direito da Faculdade Ari de Sá. Professora Universitária (Desenvolvimento Econômico, Empreendedorismo Jurídico, Direito Internacional, Geopolítica e Direitos Humanos). Mestre e Doutora em Direito Econômico Internacional pela Albert-Ludwigs-Universität Freiburg, Alemanha. Pós-doutora pelo Instituto Técnico do Ceará (IFCE) em Economia e Políticas sobre Energias Renováveis. Especialista em Moderna Educação, PUC-RS. MBA em Gestão de Negócios, USP (em curso). Tecnóloga em Gestão Ambiental. Alumni e membro da Red de Abogados – KAAD en America Latina da Academia Católica de Intercâmbio da Alemanha. 

Ex-Diretora de Inovação e Tecnologia da Câmara de Comércio e Indústria Brasil Alemanha do Estado do Ceará (2017 – 2019). Pesquisadora Plena – Projeto Formação de Capital Humano para o Desenvolvimento Econômico do Ecossistema de Produção de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) do Ceará: Diagnósticos e Perspectivas de Futuro – Programa Cientista Chefe – FUNCAP. Pesquisadora externa convidada – “Derechos humanos y economía. Relaciones y tensiones entre los derechos sociales y ambientales y el orden jurídico-económico transnacional” – Facultad de Derecho y Ciencia Política, Universidad Católica de Santa Fé (Argentina). Consultora em Desenvolvimento Econômico Sustentável (Energias e Novas Tecnologias). Especialista em projetos de desenvolvimento socioeconômicos (Energias e Novas Tecnologias) – África, América Latina e Caribe. É também Coordenadora do GT 07 – EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, TECNOLÓGICA E DE JOVENS E ADULTOS do CAEduca 2022.

1) Você foi selecionada para coordenar um dos Grupos de Trabalho do CAEduca. Nos conte um pouco como foi a sua trajetória acadêmica até esta seleção.

Estar em sala de aula, orientar meus alunos e ministrar aulas são grandes paixões minhas. Desde a minha graduação, eu foquei a minha formação profissional para a área da educação, especialmente nos setores de formação técnica, inovação e tecnologias. Ter vivenciado uma experiência acadêmica no exterior contribuiu muito com a abertura de novos parâmetros e visões na arte de ensinar e aprender. Hoje, já há mais de 10 anos em sala de aula, eu continuo buscando uma formação contínua, na área da educação, para que eu possa sempre estar contribuindo para nossa sociedade, na construção de futuros profissionais aptos ao mercado de trabalho.

2) O que mais lhe chamou atenção no CAEduca?

Na diversidade de temas abordados, trabalhando como um grande guarda-chuva em diversas competências educacionais, contemplando todos os públicos.

3) A temática do seu GT é fundamental para pensar a educação de maneira interdisciplinar. O que você concebe como principal desafio da temática?

Trabalhar a temática da educação profissional, com jovens e adultos, é de uma grande responsabilidade e complexidade. Além de pensamos no contexto macrossocial, de um país continental, não devemos esquecer as realidades e necessidades regionais. Ao trazer as abordagens de temas sobre a formação e aprimoramento em relação às tecnologias e inovações, nós devemos ser muito sensíveis à interdisciplinaridade e compreender todos os cenários de formação profissional. Um desafio que transformará este momento do CAEduca em um grande campo de aprendizado e troca de experiências.

4) Bom, outros pessoas vão se espelhar em você para participarem das próximas iniciativas do CAEduca. Que dica final você daria para que possam produzir textos de qualidade e inovadores

Sejam curiosos e não se intimidem com limites.

Gostou da entrevista? Não esqueça de comentar e compartilhar.

Para mais informações sobre o CAEduca e se cadastrar para novidades, visite o site www.caeduca.com

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *