caeduca.com

Entrevista com Paulo Roberto de Souza Júnior – Coordenador de GT do CAEduca 2021

O entrevistado desta vez é Paulo Roberto de Souza Júnior

Paulo Roberto de Souza Júnior é Doutorando em Humanidades, Culturas e Artes pela UNIGRANRIO (2021). Possui graduação em Direito pela UGF (1991), Mestrado em Direito pela UNESA (2000). Pós Graduando em Direitos Humanos, Responsabilidade Social e Cidadania Global – PUC RS (término 2021). Membro do Comitê de Pareceristas da Revista de Direito da Cidade (QUALIS: A1) e da Revista Publicum. Especialista em Planejamento Educacional e Políticas Públicas, Gênero e Sexualidades, Gestão da Saúde Pública, Gestão Hospitalar, Direito Constitucional, Direito Tributário e Direito da Cidade.  Professor, em Direito e Legislação, da FAETEC/RJ e da SEEDUC/RJ. 2ª habilitação – SEEDUC/RJ: Sociologia. Professor conteudista e revisor (edição de livros, material escolar, videoaula) – disciplinas: Direito, Ética, Deontologia, Filosofia, Sociologia, questões socioculturais (gênero, sexualidade, raça e etnia), Planejamento Educacional, Políticas Públicas, Gestão e Legislação da Saúde. Tem experiência em graduação e pós graduação (especialização); Tutor (MEI/NFSe).

Autor de obras jurídicas (TGE, Dir. Adm. e Lei 8112/90), cap. de livro de Direito Tributário e artigos dentro da área do Direito Constitucional, Municipal e Tributário, políticas públicas, saúde no Brasil, mov. sociais ligados ao SUS, diversidade gênero e sexual, educação e ensino profissional e conservadorismo e BNCC. É também Coordenador do GT Educação Profissional, Tecnológica e de Jovens e Adultos do CAEduca 2021.

1) Você foi selecionado para coordenar um dos Grupos de Trabalho do CAEduca. Nos conte um pouco como foi a sua trajetória acadêmica até esta seleção.

Sou professor da graduação, pós-graduação e do ensino técnico, além de ser professor autor (conteudista). Leciono no ensino técnico a mais de 18 anos, hoje, sou professor concursado do ensino técnico da FAETEC e da SEEDUC/RJ. Fiz uma disciplina no Programa de Doutorado da PPFH/UERJ que ensinou a legislação técnica e tecnológica. Ser aprovado como parecerista e coordenador de um GT com que trabalho e pesquiso, assim, é de suma importância, já que a troca de experiência é fundamental para o aprimoramento de todos os membros deste Grupo.  

2) O que mais lhe chamou atenção no CAEduca?

Os GTs e sua abrangência e interligação entre um e outro.

3) A temática do seu GT é fundamental para pensar a educação de maneira interdisciplinar. O que você concebe como principal desafio da temática?

A educação de maneira interdisciplinar tem como missão a preparação do ser humano como cidadão crítico e participativo em sociedade, dentro e fora do seu lugar de fala, possibilitando, de maneira sustentável, melhor qualidade de vida em sociedade. 

4) Bom, outros pessoas vão se espelhar em você para participarem das próximas iniciativas do CAEduca. Que dica final você daria para que possam produzir textos de qualidade e inovadores

O pesquisador deverá entender e dialogar com outros pesquisadores na busca do crescimento de ambos. O texto deverá expressar uma pesquisa séria, coesa e de caráter inovador através do uso correto da metodologia de pesquisa que servirá de base para reflexões acerca do trabalho acadêmico produzido.

Gostou da entrevista? Não esqueça de comentar e compartilhar.

Para mais informações sobre o CAEduca e se cadastrar para novidades, visite o site www.caeduca.com

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *