caeduca.com

Entrevista com Jefferson Luis Brentini da Silva – Coordenador de GT do CAEduca 2021

O entrevistado desta vez é Jefferson Luis Brentini da Silva

Jefferson Luis Brentini da Silva possui Graduação (Bacharel) em Filosofia pela Universidade Federal de Ouro Preto – MG (UFOP-MG); Graduação (Licenciatura) em Filosofia pelo Programa Especial de Formação de Docente da Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES); Graduação em Licenciatura em Pedagogia pela Faculdade de Ciências de Wenceslau Braz (FACIBRA); Graduação em Licenciatura em Geografia pela Universidade de Brasília (UnB – DF); Pós-Graduado (lato sensu) em Metodologia do Ensino de História e Geografia pelo Centro Universitário Barão de Mauá bem como também Pós-Graduado (lato sensu) pelo Centro Universitário Barão de Mauá em Política e Sociedade. Pós-Graduado (Lato-sensu) em Metodologia de ensino em Filosofia pela Universidade Federal de São Carlos – UFSCar. Pós-Graduado (Stricto-sensu – mestrado profissional) em Processos de Ensino, Gestão e Inovação pela Universidade de Araraquara – SP (UNIARA) e Pós-Graduado (Stricto-sensu – doutorado) em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho (UNESP – FCLAr), e Pós-doutorando pela Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho (UNESP – FCLAr), onde desenvolve pesquisas na linha de Estudos Históricos, Filosóficos e Antropológicos sobre a Escola e Cultura. Tem experiência nas áreas de Filosofia, História, Geografia, Sociologia, Educação e Política. Membro do Grupo de Pesquisa Organização e Gestão de Instituições Educacionais do Curso de Mestrado Profissional em Educação da UNIARA e membro do Grupo de Estudos e Pesquisas Filosofia para Crianças (GEPFC-CNPq). Professor da Rede de Educação do Estado de São Paulo, inscrito na DE de Jaboticabal atualmente designado para a função de Professor Coordenador Pedagógico na EE “Abílio Alves Marques” e Professor-tutor na UnB.

Desenvolve pesquisas na linha de Estudos Históricos, Filosóficos e Antropológicos sobre a Escola e Cultura. É pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisas Filosofia para Crianças (GEPFC-CNPq). É também Coordenador do GT Métodos e Práticas de Ensino e Aprendizagem do CAEduca 2021.

1) Você foi selecionado para coordenar um dos Grupos de Trabalho do CAEduca. Nos conte um pouco como foi a sua trajetória acadêmica até esta seleção.

Em suma, desde meados de 2011 atuo profissional e desenvolvo pesquisas na área da educação, envolvendo a formação continuada dos professores na rede pública paulista de ensino regular, na tentativa de compreender como o professor pode vir a alcançar a sua excelência profissional e atuar de forma que atinja os desejos e necessidades dos educandos, à guisa de uma educação menor.

2) O que mais lhe chamou atenção no CAEduca?

Além da incrível possibilidade de ter acesso aos saberes mais diversos possíveis que envolvem os altos estudos em educação, o desafio de propor possibilidades e perspectivas frente às pesquisas que estão acontecendo a nível internacional.

3) A temática do seu GT é fundamental para pensar a educação de maneira interdisciplinar. O que você concebe como principal desafio da temática?

Pensar no exercício da docência é também olhar para a atuação deste profissional quanto aos métodos e práticas de aprendizagem que emprega ou poderia vir a aplicar na tentativa de suprir as demandas e desafios que nos são apontados nos contextos locais contemporâneos.

4) Bom, outros pessoas vão se espelhar em você para participarem das próximas iniciativas do CAEduca. Que dica final você daria para que possam produzir textos de qualidade e inovadores

É pensar no problema! No que de fato o incomoda e como, a partir do exposto em suas divagações iniciais, buscar alternativas para, ao menos, diminuir as angústias que esse problema trás em seu bojo. Entre outras palavras, procurar um problema e partir rumo a pesquisa, com um conjunto metodológico coeso para suprir aquilo que se projeta enquanto pesquisa, além de estudar, participar de cursos, congressos e palestras.

Gostou da entrevista? Não esqueça de comentar e compartilhar.

Para mais informações sobre o CAEduca e se cadastrar para novidades, visite o site www.caeduca.com

 

1 comentário em “Entrevista com Jefferson Luis Brentini da Silva – Coordenador de GT do CAEduca 2021”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *