caeduca.com

Entrevista com Rennê Garcia Paiva – Coordenador de GT do CAEduca 2023

O entrevistado da vez é  Rennê Garcia Paiva.

Rennê Garcia Paiva É Professor da Universidade Federal do Amazonas, Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (UFAM/IEAA), licenciado em Matemática pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), mestre em Álgebra pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Doutor em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

(Consultor na área de Educação Matemática, Coordenador de Estágio Supervisionado no IEAA e trabalha com formação de professores há mais de 13 anos).

 

1) Você foi selecionada para coordenar um dos Grupos de Trabalho do CAEduca. Nos conte um pouco como foi a sua trajetória acadêmica até esta seleção.

Com a pandemia de COVID-19, a utilização de tecnologias tornou fundamental como ferramentas permitindo a continuidade dos cursos nas Universidades. Neste mesmo período de isolamento social presencial, conheci o Congresso Internacional de Altos Estudos em Educação (CAEduca 2020), 100% via internet. Este, com a tecnologia, sendo a única forma de participação, confirmou a excelência das discussões e a interação entre os participantes através de diversos recursos multimídia que mostrou ser uma forma viável para inclusão diante a diversidades de temáticas contemplam à Educação. Dessa forma, depois de participar como autor e coordenador de grupo de trabalho nos eventos anteriores, decidi me inscrever e contribuir como coordenador do grupo de trabalho de Tecnologias Educacionais Inclusivas.

2) O que mais lhe chamou atenção no CAEduca?

A possibilidade da participação e inclusão de qualquer pesquisador em evento à nível internacional e inteiramente via internet facilitando a divulgação e debate de ideias.

3) A temática do seu GT é fundamental para pensar a educação de maneira interdisciplinar. O que você concebe como principal desafio da temática?

O maior desafio para o grupo de trabalho Tecnologias Educacionais Inclusivas será concentrar trabalhos de qualidade que tenham um foco teórico que abarquem pesquisas interdisciplinares, pois a tendência são pesquisas com questões voltadas à área de cada pesquisador. 

4) Bom, outros pessoas vão se espelhar em você para participarem das próximas iniciativas do CAEduca. Que dica final você daria para que possam produzir textos de qualidade e inovadores?

Para produzir textos com qualidade e inovadores, minimamente eu diria que é preciso conhecer o que já foi estudado e aprender a escrever na linguagem que exigem a comunidade em que está inserido a sua linha de pesquisa. Para isto, é necessário pesquisar em bases de pesquisa confiáveis. Treinar escrevendo resumos, revisões de literatura, entre outras produções. Com integridade e persistência, solicitando ajuda de pesquisadores experientes em colaboração ou supervisão de sua produção, tenho certeza de que conseguirá resultados extraordinários.

Gostou da entrevista? Não esqueça de comentar e compartilhar.

Para mais informações sobre o CAEduca e se cadastrar para novidades, visite o site www.caeduca.com

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *