caeduca.com

Entrevista com Danielle de Araujo – Coordenadora de GT do CAEduca 2023

A entrevistada da vez é Danielle de Araujo.

Danielle de Araujo tem Pós-Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Estudos Comparativos sobre as Américas (Universidade de Brasília – UNB). Doutoranda e Mestra em Estado e Sociedade do Centro de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal do Sul da Bahia. Especialista em Filosofia, Conhecimento e Educação pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB); em Advocacia Cível pela Fundação Escola Superior do Ministério Público; Especialista em Gênero, Sexualidade e Direitos Humanos pela Escola Nacional de Saúde Pública – FIOCRUZ. Advogada, formada em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro/ PUC-RJ. Docente na pós-graduação e graduação da Faculdade Pitágoras, em Eunápolis – BA.

FUNDADORA DA PÁGINA @escritaacdemica.semmisterio, INTEGRANTE DO CONSELHO DE ALTOS ESTUDOS EM DIREITO – CAEDJUS E DA EQUIPE EDITORIAL DA EDITORA PREMBOOK COLLINS

1) Você foi selecionada para coordenar um dos Grupos de Trabalho do CAEduca. Nos conte um pouco como foi a sua trajetória acadêmica até esta seleção.

Tenho uma história com o CAEDJUS e CAEDUCA, comecei enviando textos para publicação e depois me tornei coordenadora de vários livros e também autora de conteúdos para o Blog. Participar dessas oportunidades de abriram muitas portas de crescimento acadêmico e desenvolvimento editorial.

2) O que mais lhe chamou atenção no CAEduca?

A amplitude e atualidade dos temas, sempre fundamentais para uma reflexão crítica da educação e que contribui para uma práxis mais efetiva e transformativa da realidade. Também é atrativo pois grandes profissionais de diferentes campos do saber dialogam de forma atualizada sobre as temáticas oportunizando trocas riquíssimas.

3) A temática do seu GT é fundamental para pensar a educação de maneira interdisciplinar. O que você concebe como principal desafio da temática?

Refletir sobre as relações étnico-raciais no Brasil tornou-se ponto chave para a compreensão de nossa sociedade complexa e também desigual.  O lançamento do GT Especial Representatividade, Miscigenação e Branquitude em Artes e na Educação no Congresso Internacional de Altos Estudos em Educação (CAEduca 2023) parte de uma iniciativa, a priori, gestada em parceria entre o Museu de Artes do Rio Grande do Sul (MARGS) e a Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS), que originou um potente grupo de estudos que tem como objetivo reunir pessoas interessadas em pensar os efeitos produzidos pela hegemonia identitária branca, tendo como contextos iniciais as Artes e a Educação e como chaves de entrada os temas Representatividade, Miscigenação e Branquitude.

4) Bom, outros pessoas vão se espelhar em você para participarem das próximas iniciativas do CAEduca. Que dica final você daria para que possam produzir textos de qualidade e inovadores?

Aproveitar as oportunidades de publicação, sem medo da rejeição ou das revisões dos textos, esses processos são fundamentais para o aperfeiçoamento da escrita e crescimento acadêmico. Crescer não é fácil, mas com esforço e dedicação é possível romper e construir uma carreira acadêmica dadivosa, e o CAEDJUS e CAEDUCA foram eventos que me fizeram crescer muito academicamente.

Gostou da entrevista? Não esqueça de comentar e compartilhar.

Para mais informações sobre o CAEduca e se cadastrar para novidades, visite o site www.caeduca.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *