caeduca.com

Entrevista com Luciana Lourenço – Coordenadora de GT do CAEduca 2023

A entrevistada da vez é Luciana Lourenço.

Luciana Lourenço é educadora e Pesquisadora. Mestranda em Educação Profissional e Tecnológica pelo ProfEPT no IFMG Campus Ouro Branco (2021). Possui Pós-Graduação em Neuropsicopedagogia (2023). MBA em Gestão Escolar (2019). Especialista em Supervisão e Orientação Escolar (2019). Licenciada em Pedagogia (2019). Especialista em Educação Ambiental (2009). Bacharel e Licenciada em Economia Domestica (2004). Atualmente é membro do Grupo de Pesquisa PSIEM-GEPEMAI: Psicologia da Educação Matemática e Formação de Professores da UNICAMP (desde Fevereiro/2021). Está como servidora pública na Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais-FAPEMIG (desde 2007). Têm em experiência na área de Economia Doméstica e Educação com ênfase nas modalidades de ensino de Educação Básica e Educação Profissional e Tecnológica com ênfase em Educação Matemática, Educação para o Consumo, Educação em Saúde, Educação Ambiental e Relações de Gênero no contexto Educativo, atuando com metodologias, técnicas de ensino e pesquisas que possam promover melhoria na qualidade de vida e no bem-estar econômico e social dos cidadãos.

1) Você foi selecionada para coordenar um dos Grupos de Trabalho do CAEduca. Nos conte um pouco como foi a sua trajetória acadêmica até esta seleção.

Enquanto Economista Doméstico e Pedagoga penso que a formação continuada precisa fazer parte da carreira de todo (a) educador (a). Sempre tive como desejo adquirir conhecimentos para fazer alguma diferença no meio acadêmico. No ano de 2020 conheci o Prof. Felipe Asensi, ingressei no Programa de Produção Acadêmica (PPA), um programa de aceleração de carreira acadêmica, meu objetivo aqui era aprender a escrever textos acadêmicos com autoridade. Posteriormente em 2022, comecei a participar de outro programa idealizado pelo Prof. Felipe, o Academus, voltado para alta performance de escrita e publicação de textos acadêmicos e desenvolvimento de estratégias para alavancagem da carreira profissional. Ambos programas superaram as minhas expectativas e foi por meio deles que recebi o convite para coordenar o GT ESPECIAL – NOVO ENSINO MÉDIO_ DESAFIOS E PERSPECTIVAS no evento do CAEduca. O convite me deixou muito lisonjeada, é uma oportunidade fantástica de aprender, consolidar conhecimentos, conhecer pessoas e participar de um evento multidisciplinar e multiprofissional sobre a educação tão importante.

2) O que mais lhe chamou atenção no CAEduca?

O CAEduca se consolidou como um evento anual e bastante democrático pelo qual pesquisadores e acadêmicos veem uma oportunidade ímpar de publicar, divulgar suas pesquisas, adquirir um certificado de participação em um evento internacional, 100% online, voltado para estudos em educação e com abertura a uma visão multidisciplinar e multiprofissional permitindo a democratização da produção científica por meio da interação efetiva entre participantes, palestrantes e organizadores do evento.

3) A temática do seu GT é fundamental para pensar a educação de maneira interdisciplinar. O que você concebe como principal desafio da temática?

No geral as temáticas sobre educação em eventos nacionais e/ou internacionais, são interdisciplinares e oportunizam debates ricos com muita troca de experiência e conhecimento entre os participantes. O CAEduca ao trazer um GT Especial voltado para o Novo Ensino Médio – um tema relativamente novo que envolve a reformulação da grade curricular de todas as instituições de ensino do país, públicas e privadas – cria oportunidades de conversas sobre esse assunto propiciando o esclarecimento de dúvidas. Acredita-se que esse GT no Caeduca trará reflexões bem potentes para que professores e comunidade escolar se mantenham informados e consigam superar os desafios de implementação do Novo Ensino Médio.

4) Bom, outros pessoas vão se espelhar em você para participarem das próximas iniciativas do CAEduca. Que dica final você daria para que possam produzir textos de qualidade e inovadores?

Recomendo a quem tiver vontade de participar das próximas iniciativas do CAEduca com submissão de trabalhos, que se dediquem a leituras de textos cujos autores possuam relevância e que sejam autoridades acadêmicas nas áreas de interesse da sua temática de estudos e, sobretudo, que pratiquem a escrita acadêmica, desta forma, textos de qualidade, com temáticas inovadoras serão aprovados pelos pareceristas do CAEduca, submetidos às apresentações orais no evento, publicados em livros impressos e divulgados gerando assim visibilidade da sua produção acadêmica junto a um grande número de pesquisadores.

Gostou da entrevista? Não esqueça de comentar e compartilhar.

Para mais informações sobre o CAEduca e se cadastrar para novidades, visite o site www.caeduca.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *