caeduca.com

Entrevista com Daniel Costa de Paiva – Coordenador de GT do CAEduca 2026

O entrevistado da vez é Daniel Costa de Paiva.

Daniel Costa de Paiva Pesquisador transdisciplinar com ampla atuação em Exatas, Humanas e Saúde. Dedicado à articulação entre saberes da sala de aula, inovação e formação docente. 

1) Você foi selecionada para coordenar um dos Grupos de Trabalho do CAEduca. Nos conte um pouco como foi a sua trajetória acadêmica até esta seleção.

Uma alegria compor o seleto grupo de coordenadores de GT do CAEduca. Minha trajetória começa na área de computação em uma formação que envolve graduação, mestrado e doutorado, depois R2 em Pedagogia, pós em psicopedagogia e mais recente o pós-doutorado em Neuroeeducação. Hoje atuo na Universidade Federal Fluminense, em uma cidade de 40mil habitantes onde lidero o TECGrupo, atuo na licenciatura em computação e também no mestrado e doutorado em Ensino. No histórico tenho atuação na Petrobras como pesquisador e gerente de projetos, na UTFPR-Ponta Grossa como docente, pesquisador e coordenador do EAD. Atual segundo lugar no prêmio de Excelência em Inovação da UFF e com minidocumentário ressaltando a referência de nossa atuação em Tecnologias Sociais.

2) O que mais lhe chamou atenção no CAEduca?

Fazem alguns anos que temos direcionamento de alguns trabalhos do TECGrupo para o CAEduca, tendo como auge o prêmio de melhor trabalho em 2022 abordando educação de jovens e adultos. Nosso destaque para a abrangência e a possibilidade de aumentar a visibilidade de trabalhos realizados no interior, em regiões com dificuldade de acesso a grandes centros e alunos que, por vezes não tem oportunidade de participar em grandes eventos. Tenho a parceria na coordenação do GT-6 – Lições de Sala de Aula, o José Sérgio Dias Page, orientando no Doutorado e professor da rede pública.

3) A temática do seu GT é fundamental para pensar a educação de maneira interdisciplinar. O que você concebe como principal desafio da temática?

O ponto fundamental é possibilitar diferentes formas e distribuição de texto nos artigos de modo que professores da rede pública, alunos de graduação e pós-graduação possam enviar os seus relatos. O título do GT-6 – Lições da Sala de Aula contempla não apenas a dinâmica do dia a dia escolar, mas também tudo aquilo que aprendemos ao enfrentar as dificuldades pelo caminho e ao contornarmos os imprevistos. Gestores, normalistas, profissionais do EJA, das licenciaturas e dos programas de pós-graduação em ensino estão convidados a compartilhar suas contribuições e experiências.

4) Bom, outros pessoas vão se espelhar em você para participarem das próximas iniciativas do CAEduca. Que dica final você daria para que possam produzir textos de qualidade e inovadores?

Quando os autores enviam seus textos e relatam as experiências, nós, em conjunto e através das publicações, encurtamos caminhos a outros profissionais, alunos em formação e capacitamos as pessoas interessadas de modo que vejam o quanto é possível melhorar nosso crescimento profissional e também nossa qualidade de vida. A educação é necessária e requer pensamento crítico e o esforço contínuo para deixar claro que é possível alcançar nossos desejos em um processo de ganha-ganha, onde há crescimento mútuo e contínuo.

Gostou da entrevista? Não esqueça de comentar e compartilhar.

Para mais informações sobre o CAEduca e se cadastrar para novidades, visite o site www.caeduca.com

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *