caeduca.com

Entrevista com Thaisa Carvalho Batista Franco – Coordenadora de GT do CAEduca 2023

A entrevistada da vez é Thaisa Carvalho Batista Franco.

Thaisa Carvalho Batista Franco É doutora em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG. Mestre em Direito pela Universidade do Estado do Amazonas – UEA. L.L.M pela Università di Pisa – ITA. Membro da Comissão de Direito Digital, Inovação e Startups da OAB/AM. Professora Universitária. Parecerista e Advogada – Franco Jus Consultum.

Pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Direito Antidiscriminatório e Marginalizações Sociais na Amazônia da Universidade Federal do Amazonas. Pesquisadora em Novas Tecnologias, Direito e Inteligência Artificial.

1) Você foi selecionada para coordenar um dos Grupos de Trabalho do CAEduca. Nos conte um pouco como foi a sua trajetória acadêmica até esta seleção.

A candidatura à coordenação do CAED ocorreu em um momento de muito trabalho relacionado ao direito e às novas tecnologias, onde procuro divulgar e aprofundar a pesquisa realizada nos últimos 4 (quatro) anos de pleno estudo e dedicação ao doutorado. Receber o aceite da Coordenação é, de fato, gratificante.  

2) O que mais lhe chamou atenção no CAEduca?

Acompanho os eventos CAED JUS e CAED EDUCA desde as primeiras edições. Os eventos se tornaram referência em pesquisa, divulgação acadêmica e qualidade de debates.

3) A temática do seu GT é fundamental para pensar a educação de maneira interdisciplinar. O que você concebe como principal desafio da temática?

O avanço tecnológico, como fenômeno disruptivo na sociedade contemporânea, possibilitou novas formas de relacionamento entre as pessoas na sociedade mundial. A fluidificação das fronteiras territoriais e a velocidade das informações marcam o presente cenário comunicacional em escala transnacional que se vê desafiada por novas – e mais complexas – demandas sociais. O grande desafio é encontrar meios para solucionar as demandas sociais relacionadas às novas tecnologias.

4) Bom, outros pessoas vão se espelhar em você para participarem das próximas iniciativas do CAEduca. Que dica final você daria para que possam produzir textos de qualidade e inovadores?

Muita pesquisa, leitura, e sempre ficar de olho nas principais revistas científicas relacionadas ao tema.

 

Gostou da entrevista? Não esqueça de comentar e compartilhar.

Para mais informações sobre o CAEduca e se cadastrar para novidades, visite o site www.caeduca.com

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *