caeduca.com

Entrevista com Fabiana Mabel Azevedo de Oliveira – Coordenadora de GT do CAEduca 2022

A entrevistada desta vez é Fabiana Mabel Azevedo de Oliveira

Fabiana Mabel Azevedo de Oliveira possui graduação em arquitetura e urbanismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995), mestrado em arte e tecnologia pela Universidade de Brasília (2003) e doutorado em Urbanismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2018). Atualmente é pesquisador – LabEspaço na Universidade Federal do Rio de Janeiro e pesquisador no Colégio Brigadeiro Newton Braga. Tem experiência na área de gestão de projeto onde atuou como vice coordenadora do LabEspaço, também atua como arquitetura e Urbanista, e presta consultoria em tecnologia e educação, com ênfase em CIDADE, TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO. Trabalhando principalmente nos seguintes temas: políticas públicas, tecnologia, interatividade, educação e sociedade. Minha experiência resulta de um longo processo de amadurecimento, em que procurei os caminhos para a produção do conhecimento na interdisciplinaridade da fronteira entre arquitetura, tecnologia digital e, mais recentemente, educação.

Pesquisadora da Rede de Políticas Públicas de Educação – RPPE/IPPUR/UFRJ, Membro do Grupo de Estudos Práticas e Saberes Docentes – GEPSAD/CBNB. É também Coordenadora do GT 03 – EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA do CAEduca 2022.

1) Você foi selecionada para coordenar um dos Grupos de Trabalho do CAEduca. Nos conte um pouco como foi a sua trajetória acadêmica até esta seleção.

Minha trajetória acadêmica se inicia na faculdade de Arquitetura onde pude desenvolver meu lado de pesquisadora, iniciando como bolsista de Iniciação Científica. Seguindo o percurso acadêmico entrei no mestrado em Arte e Tecnologia, dialogando com autores que participam do campo da sociedade da informação e da comunicação. Na qualidade de pesquisadora, no LabEspaço IPPUR/UFRJ, pude desenvolver pesquisa própria no âmbito do Programa Observatório da Educação (OBEDUC) da CAPES.

A possibilidade de ampliar e aprofundar as questões diretamente associadas com as novas formas de representação da cidade, as tecnologias e a educação me levaram a fazer o doutorado em Urbanismo no PROURB/UFRJ, onde desenvolvi uma tese que tem como tema a educação urbana. Neste percurso, tive a oportunidade de estabelecer novos vínculos, dialogando e interagindo com diversos campos disciplinares. O que possibilitou minha participação como convidada em alguns livros cujo tema é educação, contando as experiências práticas de atuar em sala de aula tratando da questão urbana, e também participando de programas de TV procurando inserir a questão da educação urbana nas escolas.

2) O que mais lhe chamou atenção no CAEduca?

A diversidade de temas abordados no Evento, com GTs que possibilitam uma integração transdisciplinar no campo da Educação.

3) A temática do seu GT é fundamental para pensar a educação de maneira interdisciplinar. O que você concebe como principal desafio da temática?

A grande preocupação em temáticas que envolvem a tecnologia trata da capacidade, dela poder estar presente de forma real, em todas as camadas da sociedade.

4) Bom, outros pessoas vão se espelhar em você para participarem das próximas iniciativas do CAEduca. Que dica final você daria para que possam produzir textos de qualidade e inovadores

Um bom texto deve transmitir a interpretação do autor sobre o tema abordado, sua capacidade de pesquisa em diferentes fontes e o diálogo que articulas com os autores que estão atuando no campo em que se situa a abordagem que apresenta o texto. Subjetivar o conjunto de informação de forma a apresentar um texto linear, objetivo com uma conclusão própria e não um apanhado de citações de outros autores.

Gostou da entrevista? Não esqueça de comentar e compartilhar.

Para mais informações sobre o CAEduca e se cadastrar para novidades, visite o site www.caeduca.com

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *