caeduca.com

Entrevista com Luciana Paula Lourenço – Coordenadora de GT do CAEduca 2022

A entrevistada desta vez é Luciana Paula Lourenço

Luciana Paula Lourenço é Membro do Academus (2022). Mestranda em Educação Profissional e Tecnológica pelo IFMG Campus Ouro Branco (2021). Possui MBA em Gestão Escolar pela USP (2019). Especialista em Supervisão e Orientação Escolar pela IPEMIG (2019). Graduação em Pedagogia pela UEMG (2019). Especialista em Educação Ambiental pelo SENAC/MG (2009). Graduação em Economia Doméstica pela UFV (2004). Tem experiência na área de Economia Doméstica e Educação com ênfase nas áreas de conhecimento em treinamentos de educação matemática e financeira, educação do consumidor, consumo, educação em saúde/higiene, educação ambiental, educação infantil e relações de gênero, atuando com metodologias, técnicas de ensino e pesquisa que possam promover melhoria na qualidade de vida e no bem-estar econômico e social dos cidadãos. Atuou como Conselheira e Membro de Diretoria do CREDIII-Conselho Regional de Economistas Domésticos no período de 2009 a 2019. 

Atualmente é servidora pública na Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais-FAPEMIG, agência de indução e fomento à pesquisa e à inovação científica e tecnológica do Estado de Minas Gerais. É também Coordenadora do GT Especial EDUCAÇÃO, SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA do CAEduca 2022.

1) Você foi selecionada para coordenar um dos Grupos de Trabalho do CAEduca. Nos conte um pouco como foi a sua trajetória acadêmica até esta seleção.

Enquanto Economista Doméstico e Pedagoga penso que a formação continuada precisa fazer parte da carreira de todo (a) educador (a). Sempre tive como desejo adquirir conhecimentos para fazer alguma diferença no meio acadêmico no qual estava inserida. Foi no ano de 2020 que conheci e ingressei no Programa de Produção Acadêmica (PPA) coordenado pelo Prof. Felipe Asensi, o meu objetivo era aprender a escrever academicamente e saber em quais canais poderiam ser feitas a divulgação das minhas produções, conhecimentos esses, que não aprendemos na academia, o programa foi um divisor de águas na minha trajetória, mas foi por meio do ingresso no Academus, um programa de aceleração de carreira acadêmica voltado para alta performance de escrita e publicação de textos acadêmicos e desenvolvimento de estratégias para alavancagem da carreira profissional que recebi o convite para coordenar o GT Especial Educação, Saúde e Qualidade de Vida no evento do CAEduca. Uma oportunidade fantástica de consolidar conhecimentos, conhecer pessoas e participar de um evento multidisciplinar e multiprofissional sobre a educação tão importante.

2) O que mais lhe chamou atenção no CAEduca?

Ser um evento internacional, 100% online, voltado para estudos em educação e com abertura a uma visão multidisciplinar e multiprofissional permitindo a democratização da produção científica por meio da interação efetiva entre os participantes, os palestrantes e os organizadores do evento são o diferencial no CAEduca.

3) A temática do seu GT é fundamental para pensar a educação de maneira interdisciplinar. O que você concebe como principal desafio da temática?

As temáticas sobre educação em eventos nacionais e, ou internacionais, são sempre ricas e amplas o que permite um leque de oportunidades de publicações envolvendo profissionais de várias áreas de estudos e pesquisas. Aliar no GT Especial Educação, Saúde e Qualidade de Vida, temas que dialogam entre si, sobretudo nesse período de pandemia da Covid-19, é o que irá propiciar reflexões efetivas e suscitar grandes desafios para esse GT.

4) Bom, outros pessoas vão se espelhar em você para participarem das próximas iniciativas do CAEduca. Que dica final você daria para que possam produzir textos de qualidade e inovadores

Recomendo a quem tiver vontade de participar das próximas iniciativas do CAEduca com trabalhos escritos, que se dediquem a leituras de textos cujos autores possuam relevância e que sejam autoridades acadêmicas nas áreas de interesse da sua temática de estudos e, sobretudo, que pratiquem a escrita acadêmica, desta forma, textos de qualidade, com temáticas inovadoras serão aprovados pelos pareceristas do CAEduca, submetidos às apresentações orais no evento, publicados em livros impressos e divulgados gerando assim visibilidade da sua produção acadêmica junto a um grande número de pesquisadores pelo mundo afora.

Gostou da entrevista? Não esqueça de comentar e compartilhar.

Para mais informações sobre o CAEduca e se cadastrar para novidades, visite o site www.caeduca.com

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *