caeduca.com

Entrevista com Adarlindo Vasconcelos da Silva Júnior – Coordenador de GT do CAEduca 2022

O entrevistado desta vez é Adarlindo Vasconcelos da Silva Júnior

Adarlindo Vasconcelos da Silva Júnior é Doutorando em Educação (UFSCAR) e Mestre em Educação (UFOPA), Especialista em Educação Especial, Inclusiva e Políticas de Inclusão (UCAM), graduado em Pedagogia (UFPA) e Administração (UNAMA). Atua como Técnico Administrativo em Educação na Pró-Reitoria de Administração da Universidade Federal do Oeste do Pará. Tem experiência em educação básica e superior e treinamento de pessoal. É membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Narrativas Educativas, Formação e Trabalho Docente (NEPEN/UFSCAR). Membro do Grupo de Pesquisa PRÁXIS/UFOPA e do Grupo LEHS/UFOPA -Laboratório de Educação e Habilidades Sociais. É pesquisador nas áreas de Saberes, Práticas Docente e Formação de Professores. Tem interesse nas linhas: Políticas Educacionais, Formação de Professores, Habilidades Sociais e suas relações com a docência em ambientes formais e não formais no mundo do trabalho. Reside em Santarém-PA-BRA.

Autor do livro: O PARFOR e a Política de Formação de Professores na Amazônia Brasileira, publicado pela Editora CRV (Curitiba – PR, 2019). É também Coordenador do GT Especial ESCRITA DE SI E A PESQUISA EM EDUCAÇÃO do CAEduca 2022.

1) Você foi selecionada para coordenar um dos Grupos de Trabalho do CAEduca. Nos conte um pouco como foi a sua trajetória acadêmica até esta seleção.

Minha trajetória como educador, amazônida e defensor da Educação Pública, gratuita e laica e de qualidade é um fio condutor extenso que perpassa toda minha formação pessoal e profissional e vai desde a construção de valores frutos da vivência na escola pública e da convivência no seio de uma família de educadores e funcionários públicos, passando pela formação em Pedagogia, o ingresso no serviço público acadêmico, a formação como pesquisador, até chegar ao degrau da Pós-Graduação em Educação sempre buscando o agir e o aprender educativo, o que permite lembrar que “A aprendizagem nunca tem fim…e em tudo, e em todo lugar, sempre há algo novo a se aprender (SILVA JR, 2022).

2) O que mais lhe chamou atenção no CAEduca?

Tal qual o CAEdjus, o CAEduca tem o objetivo audacioso de ser um dos principais congressos acadêmicos do mundo e ser um evento referência em educação na América Latina. É um evento multidisciplinar que quer falar de educação nas mais diversas áreas do conhecimento publicando e partilhando os frutos concretos da ciência brasileira e do conhecimento internacional.

3) A temática do seu GT é fundamental para pensar a educação de maneira interdisciplinar. O que você concebe como principal desafio da temática?

O maior desafio deste GT é demonstrar como a escrita de si, sobretudo as narrativas, podem ser uma poderosa ferramenta formativa e de riqueza incomensurável para o desenvolvimento das pesquisas qualitativas em educação, e como a escrita de si pode se tornar um instrumento de empoderamento e de autorreflexão para o desenvolvimento pessoal e profissional humano do pesquisador.

4) Bom, outros pessoas vão se espelhar em você para participarem das próximas iniciativas do CAEduca. Que dica final você daria para que possam produzir textos de qualidade e inovadores

Não tenham medo de buscar o conhecimento através da investigação científica nem de defender a educação como mola propulsora do desenvolvimento da sociedade. Contra toda forma de opressão, dominação, discriminação, preconceito e desordem, devemos ter na educação o alicerce para o desenvolvimento coletivo, qualitativo e equitativo, baseado na defesa da vida e dos direitos individuais e coletivos e no amor ao próximo!

Gostou da entrevista? Não esqueça de comentar e compartilhar.

Para mais informações sobre o CAEduca e se cadastrar para novidades, visite o site www.caeduca.com

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *