caeduca.com

Entrevista com  Elbson Araujo – Coordenador de GT do CAEduca 2023

O entrevistado da vez é  Elbson Araujo.

Elbson Araujo, Possui graduação em Direito pela Universidade Federal da Bahia – UFBA, e graduação em Administração pela Universidade do Estado da Bahia UNEB, Pós-graduação em Direito Imobiliário pela Faculdade Paulista de Direito e MBA Executivo em Negócios Imobiliários pela Universidade Unyleya. Mestre em Sociologia na Universidade de Brasília – UNB. Atualmente é doutorando em Sociologia pela mesma UnB.

 É Auditor Sênior do Banco do Brasil. Atua como Educador Corporativo da Universidade Corporativa Banco do Brasil. Advogado – OAB(BA). É consultor com Certificação CA600 – certificado pela ABECIP – Associação Brasileira das Empresas de Crédito Imobiliário e Poupança. Professor Universitário

1) Você foi selecionada para coordenar um dos Grupos de Trabalho do CAEduca. Nos conte um pouco como foi a sua trajetória acadêmica até esta seleção.

Minha formação acadêmica foi bastante voltada ao mercado financeiro, mas especificamente à indústria financeira. Entretanto, considerando minha atuação na habitação de interesse social, que tem na segurança pública e nos direitos humanos alguns de seus principais eixos, direcionei minha atuação para a docência corporativa e privada, além da produção acadêmica. 

Por fim, cursei o Mestrado em Sociologia, elegendo como tema de pesquisa as políticas de habitação, que incluem a segurança pública como uma de suas principais demandas.

2) O que mais lhe chamou atenção no CAEduca?

A multiplicidade de grupos de trabalho, a relevância das temáticas e a qualidade dos trabalhos apresentados nas edições anteriores, o que credencia o evento como um dos mais importantes da atualidade na área da educação.

3) A temática do seu GT é fundamental para pensar a educação de maneira interdisciplinar. O que você concebe como principal desafio da temática?

Segurança pública hoje está entre os temas mais discutidos pelos brasileiros e não é possível pensá-lo de maneira dissociada de intervenções educacionais, o que por si reforça a centralidade do tema. 

Do mesmo modo, creio que o combate à criminalidade também depende de ações coordenadas de políticas de educação, inclusão e inteligência, temas para os quais a academia pode oferecer contribuições relevantes.

4) Bom, outros pessoas vão se espelhar em você para participarem das próximas iniciativas do CAEduca. Que dica final você daria para que possam produzir textos de qualidade e inovadores?

Recomendo que mantenham conexão e um olhar crítico com o mundo e com as demandas das pessoas. É dessa noção afiada da realidade que podem ser viabilizadas as discussões e a produção acadêmica de temas socialmente relevantes.

Gostou da entrevista? Não esqueça de comentar e compartilhar.

Para mais informações sobre o CAEduca e se cadastrar para novidades, visite o site www.caeduca.com

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *