caeduca.com

Entrevista com Alessandra Santana – Coordenadora de GT do CAEduca 2023

A entrevistada da vez é Alessandra Santana.

Alessandra Santana Possui mestrado em Ciências e Tecnologias em Polímero pela Universidade Federal do Rio de Janeiro graduação (2010). Licenciatura e Bacharelado em Química pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2007). Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, nos anos 2015 e 2016. Atualmente professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, desde 2017 em exercício provisório, atuando principalmente nos seguintes temas: museus de ciências, interdisciplinaridade e aprendizagem baseada em problemas.

1) Você foi selecionada para coordenar um dos Grupos de Trabalho do CAEduca. Nos conte um pouco como foi a sua trajetória acadêmica até esta seleção.

Minha trajetória inclui Licenciatura em Química, docência prévia, e experiência na rede estadual do Rio de Janeiro. Morei em São Gabriel da Caxoeira, onde trabalhei com comunidades indígenas. Essa foi uma experiência transformadora, onde pude aprender muito com os povos originários, compreendendo suas culturas, desafios e a importância da educação contextualizada e sensível à diversidade cultural.

Desde 2017, atuo como professor no Instituto Federal do Rio de Janeiro, ministrando aulas para o ensino técnico e graduação, além de participar de projetos de extensão.

2) O que mais lhe chamou atenção no CAEduca?

O evento ser voltado para a área de educação. Além disso, a possibilidade de discussões sobre abordagens inovadoras para questões educacionais, como interdisciplinaridade e metodologias ativas foram o destaque.

3) A temática do seu GT é fundamental para pensar a educação de maneira interdisciplinar. O que você concebe como principal desafio da temática?

A temática do nosso GT sobre ‘Educação e Metodologias Ativas’ é essencial para uma abordagem interdisciplinar na educação. O principal desafio reside em superar a resistência às mudanças no ensino tradicional. Implementar metodologias ativas requer reformulação curricular, formação de professores e adaptação dos ambientes de aprendizagem para engajar os alunos ativamente, preparando-os para um mundo em constante evolução.

4) Bom, outros pessoas vão se espelhar em você para participarem das próximas iniciativas do CAEduca. Que dica final você daria para que possam produzir textos de qualidade e inovadores?

Iniciar com leituras sobre o assunto. É essencial conhecer o que já se sabe e como aquilo vem sendo desenvolvido não só no seu país.

Gostou da entrevista? Não esqueça de comentar e compartilhar.

Para mais informações sobre o CAEduca e se cadastrar para novidades, visite o site www.caeduca.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *