caeduca.com

Entrevista com Ângelo Correa Nhancalle – Coordenador de GT do CAEduca 2023

O entrevistado da vez é Ângelo Correa Nhancalle.

Ângelo Correa Nhancalle é:

Doutor em Educação (Educação e Ética Ambiental) pela Universidade Eduardo Mondlane, Maputo;

Mestre em Educação/Ensino de Filosofia (Ética Ambiental) pela Universidade Pedagógica, Maputo; 

Licenciado em Tradução e Interpretação Português-Francês pela Universidade Eduardo Mondlane, Maputo;

Licenciado em Ensino de Filosofia, pela Universidade Pedagógica, Maputo.

Além disso é docente da Universidade Eduardo Mondlane – Faculdade de Educação. É autor de vários artigos de âmbito educacional, com enfoque para educação e ética ambiental, publicados maioritariamente como capítulos de livros resultantes dos textos apresentados em eventos.

1) Você foi selecionada para coordenar um dos Grupos de Trabalho do CAEduca. Nos conte um pouco como foi a sua trajetória acadêmica até esta seleção.

A minha trajetória começa com a submissão e apresentação do artigo intitulado Percepções Sobre O Processo De Ensino E Aprendizagem Remoto Em Tempo Da Pandemia da Covid-19 na Faculdade de Educação da Universidade Eduardo Mondlane, no  CONGRESSO INTERDISCIPLINAR DE DIREITOS HUMANOS E EDUCAÇÃO – CDHE 2022.

Seguiu a participação no CONGRESSO INTERNACIONAL DE ALTOS ESTUDOS EM DIREITO – CAED-JUS 2022, com a apresentação oral e publicação do trabalho completo (artigo) Educação, Hábitos Culturais e Relações de Género na Vida Conjugal.

2) O que mais lhe chamou atenção no CAEduca?

A diversidade temática e a abertura para os autores apresentar outros temas não explícitos nos programas dos eventos. Esta forma de conceber os eventos permite uma multi-aprendizagem. Outro aspecto que me chamou atenção é a flexibilidade na avaliação dos trabalhos submetidos. Também é de assinalar o formato online da realização dos eventos – permite uma participação com maior abrangência, além fronteiras, com mais facilidade.

3) A temática do seu GT é fundamental para pensar a educação de maneira interdisciplinar. O que você concebe como principal desafio da temática?

A transversalidade e complementaridade dos temas abordados. Dada a abertura para a diversidade de temas, há risco de não se encontrar pontos de intersecção entre (alguns) deles. Mas acho que isso é bom, pois obriga o coordenador a assimilar a abordagem educacional multifacetada, baseada no pressuposto reflexivo crítico. 

4) Bom, outros pessoas vão se espelhar em você para participarem das próximas iniciativas do CAEduca. Que dica final você daria para que possam produzir textos de qualidade e inovadores?

Que sejam ousadas e trabalhem com afinco. Que acreditem que são capazes de de produzir textos com qualidade. Que tenham clareza nos objectivos que pretendem atingir. Que busquem suporte em quem já tem um caminho percorrido na produção de textos científicos para apresentação e publicação em eventos exigentes como o CAEduca.

Gostou da entrevista? Não esqueça de comentar e compartilhar.

Para mais informações sobre o CAEduca e se cadastrar para novidades, visite o site www.caeduca.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *