caeduca.com

Entrevista com Alessandra Freire Magalhães de Campos – Coordenadora de GT do CAEduca 2022

A entrevistada desta vez é Alessandra Freire Magalhães de Campos

Alessandra Freire Magalhães de Campos é Doutoranda em Educação na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Mestra em Educação pela Universidade Católica de Brasília (UCB), com MBA em Empreendedorismo e Desenvolvimento de Novos Negócios pela Fundação Getulio Vargas (FGV) e MBA em Planejamento e Gestão Educacional pela UCB. Especialista em Gestão Educacional, Orientação e Supervisão e em Gestão de Recursos Humanos. Graduada em Letras, pela Universidade de Brasília (UnB), e em Pedagogia, pela Unicesumar. Tem formação em Mediação Escolar pela Universidade Lusófona do Porto. Atualmente, é Membro do Grupo de Pesquisa Políticas Federais de Educação da UCB/CNPq, consultora educacional, formadora de equipes escolares e professora universitária em cursos de graduação e pós-graduação.

Participou de intercâmbios com gestores na Finlândia, Alemanha, Portugal, Equador, Panamá e pelo Brasil. Atuou como organizadora do livro Desafios Atuais da Educação, da Editora Pembroke Collins. É também Coordenadora do GT 08 – GESTÃO EDUCACIONAL E FORMAÇÃO DOCENTE do CAEduca 2022.

1) Você foi selecionada para coordenar um dos Grupos de Trabalho do CAEduca. Nos conte um pouco como foi a sua trajetória acadêmica até esta seleção.

Acredito na educação como via transformadora das pessoas e da sociedade. Estou na área educacional há mais de 30 anos, tendo atuado como professora, coordenadora, diretora, consultora e pesquisadora. Nesse percurso, procurei participar de projetos e desafios que tenham o propósito de deixar um importante legado em sua história, como é o caso do CAEduca. Por isso, participar da coordenação do GT 8 – Gestão Educacional e Formação Docente, repetindo a feliz parceria com mais três competentes e generosos colegas coordenadores, é, para mim, uma alegria, um privilégio e uma grande responsabilidade. Espero contribuir com minha experiência e conhecimento para o sucesso desse evento, inspirando outros pesquisadores e profissionais da área a também integrarem essa grandiosa rede e difundirem suas experiências e saberes.

2) O que mais lhe chamou atenção no CAEduca?

O CAEduca tem como linhas mestras o enfoque inovador e multidisciplinar do evento, a qualidade e pertinência das temáticas abordadas, o alto nível dos debates, palestras e publicações promovidos. Ao agregar instituições de destaque e renomados profissionais da pesquisa educacional no Brasil e no exterior, o CAEduca favorece a possibilidade de transitarmos por uma rede vigorosa e colaborativa, voltada à valorização da pesquisa acadêmica e ao intercâmbio de perspectivas interdisciplinares. A diversidade de Grupos de Trabalho, para os quais os autores podem submeter suas produções acadêmicas, a oportunidade de ter seu trabalho publicado em livro impresso e digital – com ISBN americano – e o alcance do evento impulsionado por seu formato virtual refletem essa perspectiva integradora e democrática. O Congresso se configura, portanto, como um valioso espaço de troca, aprendizado e construção coletiva, aberto à pluralidade de ideias e ao protagonismo de seus participantes. É realmente imperdível!

3) A temática do seu GT é fundamental para pensar a educação de maneira interdisciplinar. O que você concebe como principal desafio da temática?

Como enfatizado pela Unesco, no conhecido Relatório Delors, pesquisas apontam que um dos principais fatores – quiçá o principal – de eficácia escolar reside na gestão dos estabelecimentos de ensino. Na linha dessa reflexão, penso que a gestão educacional e a formação docente constituem dois pilares essenciais para a garantia de uma educação equitativa e de qualidade. Pesquisar e discutir questões ligadas a essas áreas são práticas fundamentais para o avanço de políticas públicas e para a melhoria da educação. Aproveito para destacar que podem ser submetidos ao GT 8 trabalhos voltados a essas temáticas tanto no âmbito da educação básica quanto do ensino superior e da gestão dos sistemas de ensino, bem como estudos que versam sobre formação inicial ou formação continuada, no contexto presencial ou a distancia. Ou seja, temos um campo amplo e profícuo para pesquisas e produções acadêmicas que podem ser submetidas ao nosso GT e que, certamente, contribuirão com avanços na área.

4) Bom, outros pessoas vão se espelhar em você para participarem das próximas iniciativas do CAEduca. Que dica final você daria para que possam produzir textos de qualidade e inovadores

Acredito que um texto de qualidade e inovador deve envolver alguns elementos essenciais. Perceber as tendências no campo educacional e os desafios que afetam a área abrem importantes possibilidades para que contribuições sejam agregadas às pesquisas desenvolvidas e aos textos elaborados. Consultar autores e pesquisadores que têm se destacado no campo é uma boa forma de conhecer ideias e experiências que enriquecem a prática e ampliam o repertório acadêmico. Ao redigir o texto, vale lembrar que o cuidado e o zelo com a estrutura, com a correção da linguagem e com a escrita científica são fundamentais para garantir autoridade e credibilidade ao material produzido. Recomendo também a leitura atenta do edital do evento para adequada formatação do documento às normas de submissão. Antes de enviar o texto, é essencial que o autor faça a revisão gramatical e ortográfica cuidadosa e verifique se suas ideias estão organizadas com coerência, clareza e coesão. Esses pressupostos certamente ajudam na qualificação do manuscrito e potencializam as chances de sucesso na submissão.

Gostou da entrevista? Não esqueça de comentar e compartilhar.

Para mais informações sobre o CAEduca e se cadastrar para novidades, visite o site www.caeduca.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *