caeduca.com

Entrevista com Samira M Rafani – Coordenadora de GT do CAEduca 2023

A entrevistada da vez é Samira M Rafani.

Samira M Rafani tem doutorado em Ciências pelo Programa de Pós-graduação em Medicina/Neurologia (Área de Neurociências) da FMRP-USP, mestrado em Ciências pelo Programa de Pós-graduação Interunidades em Bioengenharia da Escola de Engenharia de São Carlos, Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) e Instituto de Química de São Carlos da Universidade de São Paulo (USP), especialização em Educação e Reabilitação de Surdos pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), especialização em Terapia Ocupacional Dinâmica pelo Centro de Estudos de Terapia Ocupacional (CETO),Terapeuta Ocupacional graduada pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas). Experiência profissional e Linha de Pesquisa em Terapia Ocupacional nas Áreas de Neurologia Adulto e Contextos Hospitalares, Interdisciplinaridade, Tecnologia Assistiva e Práticas Integrativas e Complementares em Saúde.

Coordenadora da Câmara Técnica de Terapia Ocupacional em Saúde Funcional e Delegada pelo Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 3ª região -São Paulo (Crefito-3), tutora de educação a distância do curso de pós-graduação em Serviço de Atendimento Educacional em Ambiente Hospitalar ou Domiciliar pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, membership dos Conselhos Internacionais de Altos Estudos em Direito (CAED-Jus) e em Educação (CAEduca) e professora substituta no Departamento de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP – Campus Marília).

1) Você foi selecionada para coordenar um dos Grupos de Trabalho do CAEduca. Nos conte um pouco como foi a sua trajetória acadêmica até esta seleção.

Desde que entrei no mundo acadêmico aproveito os eventos científicos para trocas de experiências, ampliação da rede e parcerias, e para atualização profissional. Valorizo essa estratégia de ensino aprendizado desde o primeiro ano da graduação, não apenas como ouvinte, mas como organizadora de eventos científicos. Posteriormente, enquanto discente de mestrado, doutorado e atualmente como professora universitária, tenho também me envolvido como avaliadora dos trabalhos submetidos e organização de eventos interdisciplinares o que tem enriquecido substancialmente minha compreensão e resolução dos problemas que vivencio na prática como terapeuta ocupacional e docente.  

2) O que mais lhe chamou atenção no CAEduca?

O CAEduca é uma vitrine dos “Altos Estudos em Educação”, pois reúne atualizações de alta qualidade sobre diferentes aspectos da Educação. O formato online do Evento possibilita contato com pessoas e estudos conduzidos em diferentes regiões do país e do mundo, e a avaliação cega das submissões enriquece o conteúdo, contribuindo com a clareza e objetividade dos trabalhos publicados. 

As diferentes formas de acesso aos trabalhos submetidos é outro ponto positivo característico desse evento. Você pode visualizar os trabalhos em vídeos e depois pode se aprofundar na leitura dos resumos ou capítulos publicados e nas referências bibliográficas dos mesmos. 

3) A temática do seu GT é fundamental para pensar a educação de maneira interdisciplinar. O que você concebe como principal desafio da temática?

O GT ESPECIAL – Educação e Saúde é essencialmente interdisciplinar. Destaco três subgrupos: (1) Educação no ensino técnico e superior na área da Saúde; (2) Educação de crianças, adolecentes e adultos em tratamento de saúde no ámbito Hospitalar ou domiciliar; e (3) A Educação em Saúde, área de interface entre o profissional da saúde e a população geral. 

Acredito que o principal desafio da Interface Educação e Saúde é considerar a dinamicidade e a individualidade do educador e dos educandos (aluno, a população em geral ou usuária de serviços de saúde) e o contexto sociocultural em que a prática educacional é desenvolvida. 

4) Bom, outros pessoas vão se espelhar em você para participarem das próximas iniciativas do CAEduca. Que dica final você daria para que possam produzir textos de qualidade e inovadores?

Acredito que o estudo sobre técnicas de escrita científica e métodos inovadores de ensino aprendizagem podem contribuir para ampliar a qualidade e diferenciação dos produtos acadêmicos.

 

Gostou da entrevista? Não esqueça de comentar e compartilhar.

Para mais informações sobre o CAEduca e se cadastrar para novidades, visite o site www.caeduca.com

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *