caeduca.com

Entrevista com Marindia Feliciano dos Santos e Pérola Cristina Gonçalves Zanini, vencedoras do Prêmio CAEduca 2022

As  entrevistadas desta semana são Marindia Feliciano dos Santos e Pérola Cristina Gonçalves Zanini.

Pérola é Bacharela em Farmácia pela Facider/Unifama recém formada, pesquisadora na área da saúde e atua como auxiliar de departamento pessoal em um escritório de contabilidade em Colíder/MT.

Autora de pesquisas relacionadas à pandemia, o seu artigo intitulado: Reflexo do isolamento social no aumento de vendas de medicamentos ansiolíticos e antidepressivos: estudo de caso de dez municípios foi também premiado dentre os cinco melhores em um evento nacional ocorrido no ano de 2021.

Marindia é professora do ensino superior desde 2014. Bacharel em administração pela Universidade de Cuiabá.  Pós-graduada em Docência para Ensino Superior, Pós-Graduada em Psicopedagogia Institucional, Pós-graduada em Gestão de Polos. Docente do curso de Administração na Facider. Docente do curso graduação em FARMACIA, na UNIFAMA. Docente em Administração Pública na UNEMAT. Docente graduação em Recurso Humanos, Graduação em Logística, graduação de Design de Produtos na UNIASSELVI. Docente do curso de Pós-Graduação em Gestão Universitária na UNEMAT. Docente do curso de Pós-Graduação em Gestão Pública Municipal na UNEMAT. Docente do curso de Pós-Graduação em Gestão Escolar na UNEMAT. Concluindo Mestrado em economia -Universidade federal de mato grosso-UFMT.

Confira a entrevista:

1) Vocês foram selecionadas para o Prêmio CAEduca 2022. Nos conte um pouco como foram as suas trajetórias acadêmicas até o Prêmio.

Pérola: Durante o último ano da graduação já havia iniciado a minha trajetória cientifica com a escrita de um resumo que foi classificado entre os cinco melhores do evento Congresso Nacional de Ciências Farmacêuticas – CONCIFARMA. A partir deste momento despertou em mim o interesse pela pesquisa científica, desde a parte inicial da pesquisa para o TCC que já foi direcionado para uma eventual publicação. Ao receber a informação do congresso pela orientadora decidimos então fazer a submissão do artigo.

2) Vocês acompanharam o CAEduca, então presenciaram discussões variadas sobre educação. O que mais lhes chamou atenção no evento?

Pérola e Marindia: A diversidade de assuntos e profissionais de diferentes áreas, o que faz enriquecer muito o evento e também o conhecimento de todos os participantes, despertando curiosidades e trazendo novos conhecimentos a cada temática apresentada.

3) O artigo de vocës fala sobre as consequências do uso da ritalina sem prescrição médica como estimulante de produtividade no ensino superior. As pessoas poderão acessá-lo no livro do CAEduca, mas poderiam nos contar em linhas gerais do que ele trata?

Pérola e Marindia: O artigo trata de um assunto bastante evidente nos dias atuais, onde relatamos como tem sido comum o uso da ritalina para o melhoramento cognitivo, alunos de universidades vem utilizando-o sem prescrição com a finalidade de conseguirem alcançar melhor desempenho acadêmico o que é proporcionado pelo uso do medicamento que aumenta a concentração no momento de estudo e eleva o nível de memorização. Assim, este ato de uso não prescrito tem se tornado algo preocupante, pois poucos se atentam às consequências futuras, visto que o medicamento se trata de um psicoestimulante e ansiolítico da família das anfetaminas, o qual exige que haja acompanhamento médico quando ingerido. Uma das principais consequências é que o uso contínuo do medicamento pode causar dependência.

4) Bom, outros educadores vão se espelhar em você para participarem do próximo CAEduca. Que dica final você daria para que possam produzir artigos de qualidade e inovadores na educação?

Pérola e Marindia: O ponto de partida para um artigo de qualidade seria trazer temas relevantes e que chamem a atenção do leitor, uma das principais chaves para trazer temas inovadores é conectar várias áreas do conhecimento, por exemplo, o ponto principal do nosso artigo é a ligação da área da saúde (a farmácia) como a educação e o ensino superior. A junção de várias áreas temáticas traz uma questão inovadora para a escrita, mostrando que é possível trabalhar vários ângulos de pesquisa produzindo um resultado final com qualidade.

Um bom artigo parte de uma boa escolha, tudo o que for fazer faça com excelência, sempre buscar mais informações sobre o assunto, informações e detalhes especiais enriquecem a escrita, despertando interesse a cada leitor.

Gostou da entrevista? Não esqueça de comentar e compartilhar.

Para mais informações sobre o CAEduca e se cadastrar para novidades, visite o site www.caeduca.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *