caeduca.com

Educação: 03 Tipos e Papéis Fundamentais na Formação do Cidadão

Educação: 03 Tipos e Papéis Fundamentais na Formação do Cidadão

A raiz de todo erro, dificuldade ou êxito de um indivíduo, estado e sociedade está na sua educação. 

Porém, esse não é um conceito novo. 

A grande maioria das pessoas reconhece a educação como um elemento fundamental do desenvolvimento que vai muito além de simplesmente ensinar o ser humano a falar, ler, escrever e contar;  mas: 

-Quais os papéis concretos e reais que a educação tem sobre o cidadão?

-Como você julga realmente se uma pessoa é educada ou não? E principalmente…

-Qual o impacto da educação dos cidadãos na sociedade

O primeiro passo para compreender quais os papéis fundamentais da educação no cidadão é  conhecer os tipos de educação.

EDUCAÇÃO TÉCNICA: 

Aumento do desenvolvimento e qualidade de vida

O primeiro tipo de educação é a educação técnica. A educação técnica é a encarregada de providenciar ao indivíduo os conhecimentos necessários para se desenvolver numa determinada profissão que contribui para o bem social.

Em qualquer país, a educação técnica desempenha um papel vital no desenvolvimento de recursos humanos. Produzir mão-de-obra qualificada aumenta a produtividade, mas acima de tudo, é a educação técnica a que ajuda a elevar a qualidade de vida das pessoas.

Não é difícil de imaginar o quão diferente seria a sociedade atual se não fosse pelos engenheiros, arquitetos, cientistas, etc. A formação de recursos humanos qualificados e capacitados nesta era da ciência e tecnologia é indispensável.

EDUCAÇÃO ÉTICA: 

Proteção dos interesses sociais.

A educação ética, como o próprio nome diz, é aquela que visa providenciar ao cidadão um conjunto de valores e princípios indispensáveis não somente para a sua sobrevivência, mas para aumentar as suas chances de contribuir positivamente na sociedade na qual se desenvolve.

Muito importante prestar atenção em que tanto este como os outros tipos de educação são próprias do tipo de sociedade na qual se desenvolvem. Portanto, ela precisa ser mutável e estar em constante evolução.

A Ética estabelece os padrões do que é aceitável e do que não é, portanto, protege os interesses sociais. Pense bem: 

-De que serve um cidadão qualificado profissionalmente que atue contra os princípios morais? 

EDUCAÇÃO POLÍTICA: 

Poder de decisão

O terceiro tipo de educação é a educação política. É um tipo de educação que, assim como as anteriores, está subordinada ao tipo de política vigente na sociedade que o cidadão se encontra. 

-Como assim?

Por exemplo, na Grécia antiga existiam cidades-estados com diferentes ambientes políticos: alguns eram monárquicos, outros aristocráticos, e em cidades como Atenas, democrático.

Agora, cabe observar que em sociedades democráticas como a de Atenas (e como a que nós temos hoje) os cidadãos todos têm o direito de decidir o destino político das suas cidades, Estados e governos. 

Em sociedades democráticas, é do interesse do Estado que todos (ou pelo menos a maioria das pessoas) partilhem os mesmos valores (educação ética) e os mesmos objetivos para estabelecer uma tomada de decisão que beneficie a maioria.

Agora, bem… É muito comum que a educação política menospreze as educações técnicas e profissionais. Porém, esta é de vital importância para a conservação do Estado e, por conseguinte, da qualidade de vida do cidadão.

CONCLUSÕES 

Poder de decisão
Agora que você já sabe quais os tipos de educação e qual o papel que eles têm, pode avaliar com maior exatidão não só o seu nível educacional, mas também das pessoas ao seu redor, amigos, família e colegas. E lembre-se que cada cidade, Estado ou governo é um espelho da qualidade da sua educação recebida. É nela onde ultimamente se encontram as raízes de todos os problemas atuais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *