caeduca.com

Entrevista com Ana Laura Schliemann – Coordenadora de GT do CAEduca 2025

A entrevistada da vez é Ana Laura Schliemann.

Ana Laura Schliemann é psicóloga, professora dos cursos de psicologia medicina e enfermagem  da puc sp da puc sp, autora de livros e artigos científicos na área, mestre em psicologia da educação,doutora em psicologia clínica.

Instagram para acesso @umminutodentrodevoce 

Currículo lattes https://wwws.cnpq.br/cvlattesweb/PKG_MENU.menu?f_cod=8C1AA64EAC7E01D1D75C0B7D686E7310#

1) Você foi selecionada para coordenar um dos Grupos de Trabalho do CAEduca. Nos conte um pouco como foi a sua trajetória acadêmica até esta seleção.

Eu sou professora universitária desde 1990, eu trabalho com essa área dentro da universidade a muito tempo e quando apareceu a oportunidade de coordenar uma mesa nesse evento em que eu já participei de outras edições tomei a liberdade de me candidatar. 
Espero poder contribuir com o mesmo. 

2) O que mais lhe chamou atenção no CAEduca?

Como participei de outros eventos e tive a oportunidade de avaliar a qualidade dos trabalhos e o compromisso da equipe com a educação, creio que poderei vivenciar novamente a mesma qualidade

3) A temática do seu GT é fundamental para pensar a educação de maneira interdisciplinar. O que você concebe como principal desafio da temática?

As pessoas com deficiência vem desde a década de 90 gradativamente conquistando espaços importantes na educação e no trabalho. Para tanto foi e é necessária uma participação de varias áreas do saber que avaliam e qualificam essas pessoas para uma vida inclusiva. De outro lado também  necessário sensibilizar a sociedade brasileira para que aconteça, uma acessibilidade e uma inclusão verdadeiras para todos os envolvidos com pessoas com deficiência.

4) Bom, outros pessoas vão se espelhar em você para participarem das próximas iniciativas do CAEduca. Que dica final você daria para que possam produzir textos de qualidade e inovadores?

A principal dica, é que as pessoas devem observar a realidade, dialogar com as pessoas e buscar perguntas essenciais para o melhor desenvolvimento ético e humano da nossa sociedade. 

Segunda dica seria desenvolva a sua criatividade, confie nas suas habilidades, se atualize com referencias bibliográficas consagradas e esteja disponível sem preconceitos, para conhecer a singularidades, as necessidades e as potencialidades das pessoas com deficiência.

Assim, cada texto pode ser uma semente de mudança, inspirando novas leituras, práticas e debates dentro e fora do CAEduca.

Gostou da entrevista? Não esqueça de comentar e compartilhar.

Para mais informações sobre o CAEduca e se cadastrar para novidades, visite o site www.caeduca.com

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *