A entrevistada da vez é Mariana Gomes de Oliveira.

Mariana Gomes de Oliveira é Jurista, professora universitária e escritora; Advogada inscrita na OAB/MT sob o nº 15.555;Associada do escritório Bottega & Bottega Advogados Associados; Mestre em Ensino pela Universidade de Cuiabá (UNIC); Especialista em Direito de Família e Sucessões (EBRADI); Especialista em Direito Civil e Processo Civil (UCAM); Graduanda em Filosofia – licenciatura (UNISINOS);
É autora do livro “A matemática para ingresso no magistério em Mato Grosso: um estudo histórico” (CRV, 2021);
Organizadora e coautora das coletâneas “Debates Contemporâneos dos Direitos das Famílias e suas Interdisciplinaridades” (Pembroke Collins, 2021); “Abordagens plurais do Direito das Famílias” (Pembroke Collins, 2022); “Direitos Humanos das Famílias” (Pembroke Collins, 2023) e “Direitos Fundamentais nas Relações Familiares” (Pembroke Collins, 2024); Autora de diversos artigos nas áreas das ciências jurídicas, filosofia e ensino; Co-idealizadora dos projetos “Café em Família” e “PPJ – Programa de Prática Jurídica” para divulgação e compartilhamento do Direito de maneira acessível à sociedade; Associada ao Instituto Brasileiro de Direito de Família (IBDFAM); Membro da Comissão de Direito das Famílias e Sucessões da OAB/MT Gestão 2025/2027.
1) Você foi selecionada para coordenar um dos Grupos de Trabalho do CAEduca. Nos conte um pouco como foi a sua trajetória acadêmica até esta seleção.
Com muita alegria recebi o convite para integrar o GT de filosofia e educação do CAEDUCA, que abrilhanta e democratiza a produção acadêmica no ambiente virtual. Minha trajetória acadêmica até a seleção é envolta de muita luta, pesquisa e debate na área dos direitos humanos e fundamentais, dentre eles, a educação, que é um tema social relevante para a evolução da sociedade.
2) O que mais lhe chamou atenção no CAEduca?
O que mais me chamou a atenção é a facilidade de acesso a um congresso de vertente internacional, com a oportunidade de publicação de artigos/resumos e banners (exposições) com alta qualidade de produção. O CAEduca é um evento democrático, como eu já disse, onde permite que desde graduandos até doutores publiquem suas produções em meio acadêmico e com grande relevância.
3) A temática do seu GT é fundamental para pensar a educação de maneira interdisciplinar. O que você concebe como principal desafio da temática?
O principal desafio da minha temática é aliar os conceitos educacionais aos ideários filosóficos. Deste modo, vejo com grande alegria a oportunidade de aliar os estudos voltados para o ensino com o estudo das vertentes filosóficas históricas e contemporâneas. Com certeza, uma visão multifacetada e transdisciplinar faz toda a diferença para o sucesso do nosso GT.
4) Bom, outros pessoas vão se espelhar em você para participarem das próximas iniciativas do CAEduca. Que dica final você daria para que possam produzir textos de qualidade e inovadores?
Acredito que, como dica principal é: o tema desperta seu interesse ou é apenas uma exigência de formação? O tema brilha os seus olhos? Se sim, pode ter certeza, trabalhos com qualidade e coerência acadêmica serão produzidos e você será bem-sucedido no desenvolvimento de iniciativas de pesquisa e produção. E lembre-se: compartilhe suas ideias e sempre leia suas produções com cuidado antes da submissão, se atentando às regras do edital. Nos vemos no CAEduca.
Assim, cada texto pode ser uma semente de mudança, inspirando novas leituras, práticas e debates dentro e fora do CAEduca.
Gostou da entrevista? Não esqueça de comentar e compartilhar.
Para mais informações sobre o CAEduca e se cadastrar para novidades, visite o site www.caeduca.com
