O entrevistado da vez é Thiago Rodrigues Pereira.

Thiago Rodrigues Pereira é Autor do livro “ A Necessária Defesa do Óbvio”; Membro da Comissão Científica IBEROJUR; Membro da Comissão de Avaliadores do CONPEDI; Professor e Pesquisador no Centro Universitário Serra dos Órgãos, na Universidade Autónoma de Lisboa e na Universidade de Santiago em Cabo Verde.
1) Você foi selecionada para coordenar um dos Grupos de Trabalho do CAEduca. Nos conte um pouco como foi a sua trajetória acadêmica até esta seleção.
Sou professor há 19 anos, ministrando aulas em graduação, mestrado e doutorado, tento no Brasil quanto em Portugal, Espanha e Cabo Verde. Ministro aulas voltadas para o Direito(especialmente direito público, direitos da personalidade, direito internacional, filosofia do direito), Filosofia e Ciência Política. Tenho experiência tanto em universidades privadas quanto públicas. Eu realmente amo lecionar. Não foi uma escolha para complementar a renda, como alguns colegas fazem, eu realmente adoro a vida acadêmica e continuo atuando não apenas no Brasil como em outros países como docente.
2) O que mais lhe chamou atenção no CAEduca?
O fato de democratizar a participação de pesquisadores dos mais distantes locais em um evento de âmbito internacional.
3) A temática do seu GT é fundamental para pensar a educação de maneira interdisciplinar. O que você concebe como principal desafio da temática?
A educação, especialmente a partir do século XX, passou a se concentrar apenas em uma educação formal, onde o/a aluno/a é preparado para o mercado, para produzir, e não para ser um ser pensante, não para ter valores humanistas. Penso que o grande desafio da educação do século XXI é continuar a avançar em termos científico-tecnológicos sem olvidar das reflexões filosóficas, das discussões éticas e dos valores caros a sociedade internacional.
4) Bom, outros pessoas vão se espelhar em você para participarem das próximas iniciativas do CAEduca. Que dica final você daria para que possam produzir textos de qualidade e inovadores?
Leiam muito, mas não apenas livros da sua área. Precisamos ler filosofia, sociologia, antropologia, e também literatura, poesia, obras que engrandeçam nosso vocabulário, que elevem nosso espírito, que nos façam questionar o mundo ao nosso redor.
Gostou da entrevista? Não esqueça de comentar e compartilhar.
Para mais informações sobre o CAEduca e se cadastrar para novidades, visite o site www.caeduca.com
