caeduca.com

Entrevista com Aldemir Berwig – Coordenador de GT do CAEduca 2025

O entrevistado da vez é Aldemir Berwig.

Aldemir Berwig é Doutor e Mestre em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUÍ. Graduado em Direito e Administração, pela UNIJUÍ, MBA em Investimentos e Private Banking pela IBMEC São Paulo, especialização em Direito Tributário pela Universidade do Sul do Estado de Santa Catarina – UNISUL. Professor adjunto e Coordenador do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) na Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUÍ. Tem experiência no ensino de Direito e em Educação a Distância. Desenvolve pesquisa na área do ensino, TIC e IA. Presta consultoria em direito.

Autor dos livros DIREITO ADMINISTRATIVO e PERSPECTIVA IMAGINÁRIA DO DIREITO COMO UMA DIMENSÃO DO MUNDO: DESDOBRAMENTOS PARA O ENSINO JURÍDICO pela Editora UNIJUÍ; Coordenador do Comitê de Ética em Pesquisa da UNIJUÍ.

1) Você foi selecionada para coordenar um dos Grupos de Trabalho do CAEduca. Nos conte um pouco como foi a sua trajetória acadêmica até esta seleção.

Minha trajetória acadêmica é a confluência de uma rica combinação que inicia pela formação em direito e a decisão de direcionar o mestrado e o doutorado para a área da educação. O convívio inicial com Mario Osorio Marques durante o mestrado em educação foi essencial para o desenvolvimento de minha preocupação com a formação humana, mesmo em cursos como o direito e outras áreas das ciências sociais. Mas foi fundamental a docência em cursos e disciplinas EaD durante muitos anos, pois me possibilitaram conhecer profundamente a necessidade de utilizar metodologias ativas e provocar o entendimento acerca do uso das TIC na educação. Agora, um aspecto muito interessante, é a possibilidade de desenvolver um projeto de pesquisa que envolve o ensino com a utilização da IA. Este projeto se propõe a ensinar os alunos da graduação a desenvolverem pesquisa utilizando a IA. Os resultados têm sido muito interessantes e compensadores.

2) O que mais lhe chamou atenção no CAEduca?

O que mais chama a atenção é que o CAEduca é um evento democrático que possibilita uma ampla participação, intercâmbio entre participantes e resultados fantásticos, principalmente pela possibilidade de publicação. Outro aspecto importante diz respeito às palestras que são apresentadas e pela possibilidade construir uma rica rede de contatos. O aspecto mais importante que eu poderia mencionar, é o fato de o evento ser desenvolvido inteiramente de forma virtual, aspecto que concretiza seu aspecto democrático sem a necessidade de deslocamentos e custos extras. 

3) A temática do seu GT é fundamental para pensar a educação de maneira interdisciplinar. O que você concebe como principal desafio da temática?

O GT que coordeno,  EDUCAÇÃO, TECNOLOGIA E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL, possibilita o debate em torno da formação humana neste início de século. Esta é uma das grandes preocupações que transcorre o desenvolvimento da humanidade, desde as criações mais simples do cérebro humano, como o desenvolvimento da racionalidade e do pensamento, a criação da escrita, dos números, das palavras, dos instrumentos, sempre agregando uma funcionalidade para contribuir com o desenvolvimento da humanidade e das condições de vida. Chegamos ao ponto de desenvolver cada vez mais a tecnologia, desenvolvemos algoritmos, utilizamos as tecnologias da informação e da comunicação (TIC) inicialmente para nos comunicarmos e posteriormente, para continuarmos a aprender. Dos algoritmos passamos à inteligência artificial (IA) e passamos a utilizá-la nos mais diversos âmbitos da vida. Agora estamos falando que a educação deve mudar, devemos considerar a necessidade de utilizar a IA para a aprendizagem, mas isso não significa utilizá-la sem nenhum critério. É necessário ética no uso da IA. Temos, portanto, que pensar a formação humana integral do sujeito, mas para isso temos que pensá-la utilizando de forma responsável todas as tecnologias de que dispomos. Tais aspectos demonstram a importância da temática que desenvolvemos neste GT. Neste momento da humanidade em que praticamente existe uma crise na educação, temos que ter clareza da importância de debater como se desenvolverá o ensino e a educação humana utilizando as TIC e a IA de forma integrada à formação humana.

4) Bom, outros pessoas vão se espelhar em você para participarem das próximas iniciativas do CAEduca. Que dica final você daria para que possam produzir textos de qualidade e inovadores?

Bem, como eu já disse em outras oportunidades, minha formação inicial é o direito, mas sempre tive uma preocupação com a formação humana. O CAEduca é um evento que possibilita uma participação muito interessante, pois possibilita que o pesquisador mostre suas pesquisas e se conecte com outros pesquisadores. Além disso, possibilita o enriquecimento do currículo, principalmente a partir de publicações.

Gostou da entrevista? Não esqueça de comentar e compartilhar.

Para mais informações sobre o CAEduca e se cadastrar para novidades, visite o site www.caeduca.com

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *