O entrevistado da vez é Adilson Pereira do Santos.

Adilson Pereira do Santos é Psicólogo pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2012). Mestre em Psicologia pela PUC Minas (2019). Especialista em Psicologia Social pelo Conselho Federal de Psicologia – CFP (2022). Doutor em Linguística pela Universidade do Estado de Mato Grosso (2025). Avaliador integrante do Banco de Avaliadores – BASIs/INEP. Integra o grupo de pesquisa Escrituras: sentidos em (dis)cursos, da Universidade do Estado de Mato Grosso/CNPQ e o grupo de pesquisa Mineração por elas: discursos de inclusão/exclusão da mulher em condições enunciativas laborais – UNEMAT. Membro da Associação Brasileira de Psicologia Social – ABRAPSO e da Associação Brasileira de Ensino de Psicologia – ABEP.
Autor do Livro FAZER-SE UM CORPO. Membro da Associação Brasileira de Ensino de Psicologia. Realizou diversas avaliações de curso de Graduação de Psicologia pelo INEP/MEC.
1) Você foi selecionada para coordenar um dos Grupos de Trabalho do CAEduca. Nos conte um pouco como foi a sua trajetória acadêmica até esta seleção.
Graduado em Psicologia, com Mestrado e Doutorado. Atuo como Professor do Ensino Superior desde 2018, com experiências em Gestão de Curso de Psicologia. Sou Avaliador de cursos pelo INEP/MEC desde 2023, integra o Banco de Avaliadores de Curso, com diversas avaliações realizadas pelo país. Integro a Associação de Ensino de Psicologia, associação que busca discutir as bases para a formação em Psicologia em todo o país.
2) O que mais lhe chamou atenção no CAEduca?
A possibilidade de liderar uma discussão de temas relevantes, sobretudo sobre a Educação Superior, tendo como ainda a possibilidade de transformar as discussões em livro.
3) A temática do seu GT é fundamental para pensar a educação de maneira interdisciplinar. O que você concebe como principal desafio da temática?
O ensino superior no Brasil atravessa um momento delicado de retrocessos. Ao mesmo tempo, temos cada vez mais acesso à formação superior e qualidade da formação está baixa, quantificadas pelas altas taxas de evasão. A garantia da qualidade do ensino superior é o maior desafio na atualidade.
4) Bom, outros pessoas vão se espelhar em você para participarem das próximas iniciativas do CAEduca. Que dica final você daria para que possam produzir textos de qualidade e inovadores?
Busquem produzir textos a partir de temas que instigam a curiosidade por novas respostas, que desafiam a construção de conhecimento. Esse é um caminho interessante para a produção de textos com qualidade, pois quando o tema nos desafiam, temos textos produzidos com dedicação e qualidade.
Gostou da entrevista? Não esqueça de comentar e compartilhar.
Para mais informações sobre o CAEduca e se cadastrar para novidades, visite o site www.caeduca.com
