caeduca.com

Entrevista com  Fabio Lucas de Albuquerque Lima – Coordenador de GT do CAEduca 2025

O entrevistado da vez é  Fabio Lucas de Albuquerque Lima .



Fabio Lucas de Albuquerque Lima é Jurista, Doutorando em Direito e Mestre em Administração Pública pela Fundação Getulio Vargas (FGV). Advogado público desde 1998, atua como pesquisador em Direito Administrativo, Previdência Social e Administração Pública. É Editor-chefe da Revista ANPPREV de Seguridade Social (RASS) e professor em cursos de pós-graduação, além de palestrante em eventos nacionais e internacionais.

Autor dos livros: Candelabros, Teletrabalho Jurídico e Elementos de Direito Administrativo Disciplinar (Fórum, 2024).

1) Você foi selecionada para coordenar um dos Grupos de Trabalho do CAEduca. Nos conte um pouco como foi a sua trajetória acadêmica até esta seleção.

Ao longo da carreira, publiquei artigos em revistas nacionais e internacionais, coordenei pesquisas em Direito Previdenciário e Administrativo e atuei na edição científica da Revista ANPPREV de Seguridade Social. Essa experiência consolidou em mim a convicção de que a educação é o espaço privilegiado para a construção da cidadania e da justiça social.

2) O que mais lhe chamou atenção no CAEduca?

Trata-se de um congresso que conecta pesquisadores de diferentes áreas e países em torno de um mesmo objetivo: pensar a educação como vetor de transformação social. Além disso, a proposta de publicar os trabalhos em livro com ISBN americano amplia a visibilidade acadêmica e consolida a importância do evento como espaço de referência científica.

3) A temática do seu GT é fundamental para pensar a educação de maneira interdisciplinar. O que você concebe como principal desafio da temática?

O principal desafio é tornar a educação um instrumento efetivo de justiça social em sociedades marcadas pela desigualdade. Isso significa compreender os desafios e possibilidades trazidos pela revolução digital e pela inteligência artificial, para alavancar a transformação das pessoas. 

4) Bom, outros pessoas vão se espelhar em você para participarem das próximas iniciativas do CAEduca. Que dica final você daria para que possam produzir textos de qualidade e inovadores?

Não tenham medo de inovar. A pesquisa científica é um espaço de liberdade criativa, em que novas ideias podem abrir caminhos para transformações sociais significativas.

Gostou da entrevista? Não esqueça de comentar e compartilhar.

Para mais informações sobre o CAEduca e se cadastrar para novidades, visite o site www.caeduca.com

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *