caeduca.com

Entrevista com Marcos Vinícius Canhedo Parra – Coordenador de GT do CAEduca 2025

O entrevistado da vez é Marcos Vinícius Canhedo Parra.

Marcos Vinícius Canhedo Parra é Doutorando em Direito pela Faculdade Autônoma de Direito e pela Instituição Toledo de Ensino. Foi Doutorando em Direito pela Universidade de Siena. Graduado e Mestre em Direito pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”. Mestre em Direito pela Universidade Cândido Mendes. Pós-Graduado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Pós-Graduado em Direito Registral Imobiliário pela Universidad Autónoma de Madrid e pelo Colégio de Registradores da Espanha. Pós-Graduado em Direito Notarial e Registral pela Universidade de Coimbra. Foi aluno da Universidade do Notariado Mundial, da Universidade Internacional do Notariado Latino – Roma. Docente da Escola Nacional de Notários e Registradores. Professor Visitante da Pontifícia Universidad Católica Argentina. Foi Tabelião de Notas no Estado de Minas Gerais. Foi Advogado no Estado de São Paulo.

Autor do Artigo “Excesso de Direitos e Crise de Ineficácia”, em coautoria com o Dr. Renato Gugliano Herani (Coordenador da FADISP)

1) Você foi selecionada para coordenar um dos Grupos de Trabalho do CAEduca. Nos conte um pouco como foi a sua trajetória acadêmica até esta seleção.

Sempre fui envolvido no ambiente acadêmico, em paralelo à minha atividade profissional, como advogado e tabelião de notas, duas áreas de trabalho que sempre me encantaram no Direito. Após a graduação em Direito na Unesp, fiz lá meu mestrado, e fui aprovado no doutorado, mas por determinadas circunstâncias segui a trajetória de doutorado na FADISP e Universidade de Siena. Em todas as últimas edições de eventos promovidos pelo CAED JUS tive a oportunidade de enviar e publicar artigos, e agora tenho a felicidade de participar desta edição do CAEDUCA.

2) O que mais lhe chamou atenção no CAEduca?

O que mais me chamou a atenção no CAEduca foi a oportunidade de trabalhar com dois temas muito gratificantes, a educação e o Direito, aos quais me dedico à tantos anos. Tive a felicidade de ser professor de instituições renomadas, como a Escola Nacional de Notários e Registradores, a Pontifícia Universidad Católica Argentina, na qual lecionei a convite de um grande amigo argentino, Ariel, que conheci em um curso de direito registral em Montevidéu, no Uruguai. Tenho cursos em processo de aprovação na Escola Superior da Advocacia do Paraná e também do Distrito Federal. Enfim, adoro lecionar, e trabalhar com a educação e o Direito.

3) A temática do seu GT é fundamental para pensar a educação de maneira interdisciplinar. O que você concebe como principal desafio da temática?

O principal desafio de minha temática é trabalhar em simbiose e harmonia a temática da educação e dos direitos humanos em um contexto global de fortes antinomias, violência e, atualmente, até mesmo guerras. A educação impulsiona os direitos humanos, e os direitos humanos impulsionam a educação. É necessário ter o ser humano, a vida humana, no centro de todas as atenções. E a proteção do ser humano só se pode fazer por meio da educação e dos direitos humanos. E nossa missão é transmitir essa percepção à sociedade.

4) Bom, outros pessoas vão se espelhar em você para participarem das próximas iniciativas do CAEduca. Que dica final você daria para que possam produzir textos de qualidade e inovadores?

A principal dica para que possam produzir textos de qualidade e inovadores é, antes de tudo, buscar temas relevantes, temas interessantes, pujantes, que produzam voz, ou seja, temas sobre os quais se tenha algo a dizer, algo importante a dizer. Todo o resto é mera confluência disso. A redação, a crítica, a publicação. Mas, é fundamental que se tenha algo a dizer, e que isso seja dito.

Gostou da entrevista? Não esqueça de comentar e compartilhar.

Para mais informações sobre o CAEduca e se cadastrar para novidades, visite o site www.caeduca.com

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *