caeduca.com

Entrevista com Jefferson Florencio Rozendo – Coordenador de GT do CAEduca 2025

O entrevistado da vez é Jefferson Florencio Rozendo.

Jefferson Florencio Rozendo é Doutorando em Educação(ACU),Mestre em Educação Profissional e Tecnológica (IFCE).Licenciado e Bacharel em Educação Física (UVA),Pedagogo(Unyleya) ,Bacharel em Direito(FAFOR),Licenciado em EPT(IFES),Esp. em Docência para o EPT(IFES),Esp. em Tecnologias e Educação(UECE)Esp. Em Segurança Pública(UNICE).Docente do Instituto Mentoring (IMEP).Membro do GEPEFE.


Mestre, Licenciado e Especialista em EPT, Membro do Grupo de estudos e pesquisas GEPEFE (UECE).Organizador e Autor de vários capítulos de livros e artigos científicos sobre Educação com ênfase em EPT; Lutas na Educação Física Escolar e Segurança Pública, Docente em Especializações do Instituto Mentoring (IMEP).Membro do Corpo Editorial e Revisor da  Revista OWL (OWL Journal).

1) Você foi selecionada para coordenar um dos Grupos de Trabalho do CAEduca. Nos conte um pouco como foi a sua trajetória acadêmica até esta seleção.

Sou profesor de Educação Física e já trablhei em escolas e projetos socias,sou professor de capoeira e monitor de muay thai,depois me formei em pedagogía,bacharelado em Direito e lic.em EPT,depois conclui um mestrado em EPT pelo IFCE e atualmente sou doutorando em Educação pela Absoulute Christian University,sou pesquisador,revisor de alguns periódicos e autor de varios capítulos de libros e artigos cientifícos.

Tento trabalhar e fazer uma harmonia com meus conhecimentos na área da Educação, Direito ,Lutas e também da Segurança Pública. Onde sou servidor de carreira do Município de Aquiraz no Trânsito e Transporte Urbano.

2) O que mais lhe chamou atenção no CAEduca?

A oportunidade de fazer um Networking, ser reconhecido e valorizado na área da minha linha de pesquisa do Mestrado, chance de publicar em varias modalidades de publicações em um Evento Internacional e ser organizador e revisor em um evento tão importante e já tradicional na área da Educação.

3) A temática do seu GT é fundamental para pensar a educação de maneira interdisciplinar. O que você concebe como principal desafio da temática?

 Um dos principais desafios é interligar temas emergentes que surgem na área do EPT, conectar a teoria com a prática, o bacharel técnico a ser transformado em um licenciado docente, assim unindo a teoria com a prática, o que é tão importante na área da Educação Profissional e Tecnológica, uma área de forte expansão no Brasil tantos nos Institutos Federais com nas Escolas Técnicas Estaduais e observar que essa área predomina de muita pesquisa, capacitação continuada e especialização técnica para crescer mais ainda e ao mesmo tempo o mercado global exige um professor que domine ás tecnológicas e ás práxis da EPT e que esteja em constante capacitação para se manter atualizado frente aos avanços da área em questão do Grupo Temático.

4) Bom, outros pessoas vão se espelhar em você para participarem das próximas iniciativas do CAEduca. Que dica final você daria para que possam produzir textos de qualidade e inovadores?

Busquem sempre se manter atualizados seja fazendo uma especialização na sua área de formação de base,Tentar fazer um Mestrado ou até um Doutorado,tentar submeter artigos cientifícos e também capítulos de libros e estar participando de eventos cientifícos e congressos da sua área de formação para se fazer um networking e ser reconhecido como pesquisador e referencia da sua área de formação e de sua linha de pesquisas.

Outra dica que falo muito é ler muito, tentar escrever fichamentos e algo que lhe chamou atenção que pode ser transformado em artigo cientifico, tirar seu tcc da gaveta e publicá-lo, tente sempre publicar e participar em Eventos Reconhecidos Internacionalmente igual o Caeduca, que lhe permite apresentar, publicar, organizar, revisar em varias modalidades de publicações, um evento completo que já e considerado de Referência na área da Educação e escolha um GT que seja de sua afinidade, mais também tente escrever e ler sobre tudo, não se atente a ficar somente no seu nicho, pois isso pode te limitar com um profissional da área da Educação, pois o mercado global neo liberal exige varias habilidades e competências frente ás questões emergentes da Educação.

Gostou da entrevista? Não esqueça de comentar e compartilhar.

Para mais informações sobre o CAEduca e se cadastrar para novidades, visite o site www.caeduca.com

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *