A entrevistada da vez é Claudia Lima Monteiro .

Claudia Lima Monteiro é doutora, mestre e graduada em Serviço Social pela PUC-SP. Especialista em Saúde do Trabalhador, Impactos da Violência a Saúde, Gestão em Saúde e Economia do Trabalho e Sindicalismo. Tutora de cursos de especialização da Escola Nacional de Saúde Pública e Fundação Oswaldo Cruz (ENSP/FIOCRUZ). Membro da Associação Brasileira de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (ABRASTT) e da Rede de Estudos e Sociedade (RETS) do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra.
Autora de artigos e de capítulos de livros nas áreas de saúde da saúde e serviço social.
1) Você foi selecionada para coordenar um dos Grupos de Trabalho do CAEduca. Nos conte um pouco como foi a sua trajetória acadêmica até esta seleção.
Me formei em Serviço Social em 1986 e, desde então, tenho exercido a profissão de assistente social. Atuei nas áreas da habitação, saúde pública e perícia social. Na docência estou inserida em cursos de extensão e especialização na área da saúde pública e em cursos de graduação em Serviço Social. Desde 2021 tenho participado dos Congressos promovidos pelo CAEDJUS e CAEDUCA.
2) O que mais lhe chamou atenção no CAEduca?
O CAEduca é um excelente canal de interlocução entre acadêmicos, pesquisadores e profissionais da educação e de áreas correlatas. Trata-se de uma oportunidade de troca de saberes, experiências e análises, em escala internacional e interdisciplinar. A potencialidade de contribuir com nossas pesquisas, por meio de apresentação de trabalhos, palestras e publicações em livros, também é um grande diferencial deste evento.
3) A temática do seu GT é fundamental para pensar a educação de maneira interdisciplinar. O que você concebe como principal desafio da temática?
O Grupo de Trabalho “Temas Contemporâneos de Educação” tem como proposta reunir pesquisadores, docentes e estudantes, tendo em vista o necessário debate sobre as questões que atravessam o campo educacional. Constitui-se um espaço interdisciplinar e de reflexão, atento às transformações contemporâneas que incidem sobre a educação e que envolvem as dimensões sociais, tecnológicas, políticas, econômicas e culturais. O compartilhamento de teorias, análises e experiências profissionais é bem-vindo e favorece a produção de conhecimento, do diálogo e da cooperação acadêmica sobre o tema.
4) Bom, outros pessoas vão se espelhar em você para participarem das próximas iniciativas do CAEduca. Que dica final você daria para que possam produzir textos de qualidade e inovadores?
Para a produção de textos com qualidade e inovação, minha sugestão é que visualizem a produção acadêmica como algo possível de ser realizado com maestria, que exige dedicação, afinco, ousadia, além de leituras e reflexões. Há facilitadores nessa jornada, como o Programa de Produção Acadêmica (PPA) e o ACADEMUS, que tornam esse caminho mais suave e solidário, pois além da qualidade destes cursos, a interação com os colegas e pesquisadores ocorre num clima amistoso, de dádiva e colaboração.
Gostou da entrevista? Não esqueça de comentar e compartilhar.
Para mais informações sobre o CAEduca e se cadastrar para novidades, visite o site www.caeduca.com



